12/09/2013

PENSÕES

O Governo vai avançar com novos cortes nas pensões : corte de 10% nas pensões em pagamento que foram atribuídas até finais de 2005 e um recálculo das pensões atribuídas daí em diante ( mas apenas no caso de funcionários inscritos na CGA até 31 de Agosto de 1993).

Já me referi várias vezes , neste espaço, a este assunto tendo como base o seguinte raciocínio : A pensão deve ser em função dos descontos feitos - pensão = descontos efectuados no vencimento.

Não me choca que se analise as pensões antes de 2005 , pois até aí as benesses e condições de reforma eram altamente favoráveis contando os últimos anos como base de pensão e bonificações abjectas e imorais para a maioria dos portugueses.

Esta medida do Governo tem como premissa, um bom pensamento, mas na prática peca por enviesada e corta a direito ( 10%) sem ver a quem.

Por outro lado continua a beneficiar e não toca nas  pensões de autarcas, políticos e pensões oriundas de outros regimes integrados na CGA para os quais não houve contribuições.

JJ