O aumento médio de idade dos automóveis a circular nas estradas de Portugal tem vindo a aumentar. No final de 2012 a média , de 11,1 anos de idade.
O problema dos carros é estarem velhos, mal reparados e muitos sem as respectivas revisões e inspecções periódicas, deste modo, torna-se muito mais perigoso circular nas estradas portuguesas.
Basta estar atento e verificar a quantidade de carros que ficam parados nas bermas de estrada por avaria.
Uma das formas de pôr cobro a isto , seria dinamizar as vendas com um plano de incentivo ao abate de carros.
Em Portugal já houve um Programa do Incentivo Fiscal ao Abate de VFV (veículos Fim de vida) que confere um desconto no Imposto Sobre Veículos (ISV) de um veículo ligeiro novo (0 km), cujo nível de emissões de CO2 não ultrapasse os 140 g/km, caso o comprador tenha entregue um veículo velho .
O valor do incentivo era de €1000 caso se entregasse um veículo com mais de 10 anos e era de €1250 caso se entregasse um veículo com mais de 15 anos. Porém acabou.
Em Espanha, recentemente, como estratégia de melhorar o parque automóvel foi dado vários incentivos deste género e foi um êxito.
Os portugueses não trocam de carro porque não tem dinheiro e ninguém lhes dá nada pelo seu carro usado.
Seria importante para o ambiente, para segurança nas estradas e para o bolso dos portugueses este tipo de incentivo.
JJ