Jacques Delors , em Janeiro 1985 , assume a Presidência da Comissão Europeia. Esteve no cargo até 1995 , foi o presidente que mais tempo permaneceu em funções.
Deu uma conferência em Lisboa esta semana em Lisboa e tive imensa pena de não ter assistido, gostava muito. Delors tem quase 90 anos, mas continua com uma lucidez impressionante. Europeísta convicto alerta para a história do bom aluno. É preciso mais solidariedade, colaboração e diversidade na unidade. Tem-se cometido muitos erros e admitiu que a UEM ( União Económica e Monetária) devia ter esperado mais três ou quatro anos. Asseverou que a Europa já não manda no Mundo mas fê-lo durante 15 anos, agora como todos sabemos é uma zona decrépita e de velhos que falam de um passado que não vai voltar.
Por outro lado ,outro erro intrínseco à Europa é querer à força e rapidamente controlar o défice , em vez de dar um pouco mais tempo e de espaço para reajustar e redefinir políticas.
Não é possível humanamente,economicamente e estruturalmente corrigir erros de décadas em 4 ou 5 anos!
A voz lúcida de um estadista com alertas e sinais preocupantes sobre o futuro. A Sr.ª Merkel não deve ter ouvido , anda muito ocupada com as eleições alemãs em Setembro.
JJ