23/05/2013

Pedro Passos Coelho

Há sinais evidentes que Pedro Passos Coelho está por um fio no Governo e que este governo não vai até ao fim da legislatura.

O Pai de Passos Coelho assegura que filho "está morto por se ver livre disto". A entrevista do seu Pai funcionou como um álibi para as dificuldades que Pedro Passos Coelho enfrenta actualmente.

Por outro lado, várias personalidades do PSD  têm unido vozes e mostrado o seu desagrado. Manuela Ferreira Leite, Rui Rio, Santana Lopes, Marcelo Rebelo de Sousa, António Capucho ou Mira Amaral . Nem falo de Pacheco Pereira que sempre foi do contra .Ângelo Correia que apadrinhou Passos Coelho está -se a afastar. Eduardo Catroga o artificie do acordo com a troika , já se demarcou de Pedro Passos Coelho.

A saída de Miguel Relvas do Governo deixou de estancar o descontentamento do aparelho do partido e de servir de almofada protectora da politica seguida por este governo.

Deste modo as eleições autárquicas vão ser um descalabro total e os portugueses vão dar um voto de protesto ao Governo e só pontualmente é que votarão em figuras do seu agrado.

O problema das autárquicas não é a sua derrota . O problema é que muitos dirigentes do PSD ficarão sem emprego ,e vai daí, a convocatória de um congresso vai um ápice . Deste modo podemos muito bem ter um primeiro-ministro em Portugal que já não tem a confiança do seu partido e ser liderado por outra pessoa diferente de Pedro Passos Coelho.

PSD está desanimado, o poder de ser governo e primeiro-ministro é que ainda o está a manter

Nestas eleições autárquicas vai-se verificar pela primeira vez que os candidatos fogem dos governantes e não os querem na apresentação das suas candidaturas . Isto era algo impensável há uns anos atrás , em que era da praxe ter sempre um membro do governo.

Pedro Passos Coelho ainda não caiu , ainda está de pé , por Cavaco Silva , pela Europa e porque dá jeito. Não vai durar muito mais , para lá de Outubro de 2013.

Pode durar , o mais tardar Junho de 2014 , altura em que a troika aparentemente se vai embora . Porém o clima de degradação , incerteza, angústia e de paralisia que já existe vai-se acentuar. Em política o que muitas vezes, parece, é, e é ainda mais do que podemos imaginar.
JJ