26/06/2012

SOCIEDADE EGOCÊNTRICA


O ser humano sempre teve a sua parcela de egoísmo, mas a sociedade actual, é na sua maior parte muito egocêntrica.
A falta de valores a que fomos pouco a pouco sendo submetidos e aliciados, conduziu a sociedade a uma falta de respeito pelo "outro", onde só conta o que para eles seja proveitoso, nem que para isso tenha que fazer coisas que o levem a ficar ele mesmo sem respeito por si próprio e desrespeitado por quem não comunga desses mesmos objectivos.
Estou neste Clube há 5 anos, nunca tentei sequer, utilizá-lo para meu proveito no que quer que seja senão o poder dar voz à minha revolta e foi isso mesmo que me levou a encontrá-lo.
E, porque tenho um grande respeito e até carinho por este espaço, faço por ele tudo que posso e o defendo e divulgo com o mesmo entusiasmo de sempre.
Mas, ao longo de todo este tempo, é triste e decepcionante verificar que AMIGOS do CLUBE e desinteressados (porque só assim se deve ser amigo...), são na verdade muito poucos!
A maior parte dos que se dizem amigos e que querem ajudar, estão somente de passagem para obterem protagonismo de várias formas, muitas vezes até importunando o convidado do Clube com pedidos de vária ordem e que o JJ não gosta e com muita razão não tolera. Não é para isso que ele faz o que faz...!
Ele não usa, nem permite que outros usem na "sua "casa", o convidado que ele recebe.
Mas o que é certo, é que por muito que ele esteja vigilante, tendo por isso muito trabalho para controlar essas situações, alguns descaradamente o fazem!
Outros, andam por aqui para aprenderem e apanharem contactos que lhes possam ser úteis.
Há também, aqueles que perseguem um "tacho" e usam o Clube para tentarem ter mais protagonismo..., quando o alcançam o Clube deixa de existir para eles.
Estes "amigos" são no fundo um grande peso para o Clube, pois que o JJ (que não anda a dormir...), de tudo isto se apercebe e é isso muitas vezes que o faz ter vontade de desistir.
Eu não aguentaria..., não tenho estrutura para assistir a esse tipo de situações.
Por isso, é que não é qualquer pessoa que consegue fazer o trabalho cívico que este Clube faz.
Que me desculpem os que como eu gostam deste Clube, e estão nele para "dar" e não para tirar proveito, e que são bastantes. Mas com certeza que não se sentirão ofendidos, na medida que não se sentirão aqui retratados.
Um abraço para todos aqueles que gostam sinceramente deste Clube dos Pensadores!

Hercília Oliveira