19/06/2012

PS PORTO

Realizaram-se eleições internas do PS , para as secções, concelhias e distritais em todo o país.  No Porto ,José Luís Carneiro  venceu e estas eleições passaram despercebidas à maioria dos cidadãos que não ligam nenhuma.


Porém o PS com estas eleições foi definindo os seus candidatos às Juntas de Freguesia a partir das eleições nas secções , nas concelhias os candidatos às Câmaras Municipais e nas distritais os futuros deputados. 


Esta análise é redutora mas passa muito por este pensamento a luta interna num partido não sendo apanágio somente do PS. Eu sei, houve debate de ideias , mas para chegar ao poder.
Porém passou-se algo que eu acho de mau gosto e até provocador. Na eleição para a distrital do Porto , José Luís Carneiro venceu incontestavelmente a Guilherme Pinto . Esta vitória era esperada e  desenhou-se a partir do momento que perdeu  por poucos com Renato Sampaio ( indefectível de José Sócrates), há 2 anos.


Em democracia é preciso saber-se perder mas também é preciso saber-se vencer. A festa de vitória dos apoiantes de José Luís Carneiro deveria ter sido realizada na cidade do Porto e não em Matosinhos, local do seu opositor.
José Luís Carneiro apregoa a tolerância, o respeito por todos os militantes , o seu contributo independentemente se estiveram  do seu lado ou não e depois alinha nesta iniciativa! 


Penso que não foi feliz nessa escolha. Essa posição é  entendida como uma provocação , mal-intencionada , desafiante e incitadora de discórdia, e não apaziguadora.
Uma palavra de apreço para Guilherme Pinto que escusava de se meter nesta alhada, mas interesses superiores assim o exigiram ( penso eu!).


Guilherme Pinto é o Presidente da Câmara de Matosinhos , vencendo contra Narciso Miranda o que não foi fácil, escusava de desbaratar o seu capital político. 
Perdeu a concelhia , perdeu a distrital mas ainda é poder . Vamos ver se consegue continuar a ser candidato do PS à Câmara . António Parada depois da sua vitória na concelhia contra Nuno Oliveira ( candidato apoiado por Guilherme Pinto e seu nº2)está à espreita.


JJ