30/11/2011

OS TRABALHOS DE ANTÓNIO JOSÉ SEGURO

António José Seguro está metido em trabalhos , a sua vitória no PS foi conseguida numa altura muito difícil. Ora vejamos , José Sócrates deixou a cena política aparentemente resguardando-se em Paris , longe dos holofotes, mas ele existe e faz sombra . O grupo parlamentar do PS foi escolhido no seu reinado tem apoiantes indefectiveis como José Lello, Renato Sampaio , Pedro Pereira da Silva , Vieira da Silva , outros ex- ministros e tantos outros.
Seguro pensou que a sua ascensão ao poder diluiria as divergências , mas tal não está acontecer, mais uns erros acumulados e má gestão da votação do OE 2012. Seguro tem que perceber que o PS está amarrado de pés e mãos à troika e ao sentido de Estado que tanto apregoa. Porém não pode dizer uma coisa e fazer outra . Se propôs a possibilidade de os funcionários públicos receberem um subsídio e não aumentar o IVA para a restauração deveria vir a público explicar sucintamente as suas medidas e onde haveria folga. Se não fossem aceites as suas propostas deveria votar contra. Não o fez, mostrou ligeireza e falta de eficácia nas suas propostas. Ser alternativa é ser engenhosos e criativo em política mas também firme e determinado. De outro modo é melhor está quedo e mudo. No principio fez tabu na votação do OE e depois acabou por definir a abstenção.
Agora com receio de declarações de voto dos deputados voltou a mostrar fragilidade e alguma ingenuidade. Penso que ainda anda à procura do seu compasso de intervenção mas tem mostrado hesitação. Não se tem conseguido libertar de um passado recente e capacidade de inovação. Sobre a actuação de Seguro pairam várias sombras , a maior é de Sócrates. Posso estar enganado mas Sócrates sonha em voltar e mostrar que é melhor que Pedro Passos Coelho. O tempo e a austeridade joga a seu favor. Para ele Seguro venceu porque ele ( Sócrates) não foi a jogo e atirou a toalha ao chão. Mas está atento e não deixa de mexer os cordelinhos à distância. A vida de Seguro não está fácil e por este andar ninguém o leva a sério , o governo que o ignora e o próprio PS.

JJ