Neste dia do trabalhador no primeiro dia de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.
O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores.
Todavia este ano de crise , o mercado laboral é o espelho da crise . O desemprego sobe galopantemente . Quem tem emprego pensa sempre no pior e que o pode perder. A recuperação não está ali na esquina e não se resolve da noite para o dia. O défice não pode ser a Mãe ( hoje é o dia da Mãe) de todas as batalhas. Há que reduzir o défice, mas adaptando essa redução ao ritmo das necessidades da sociedade portuguesa.
JJ