15/01/2011

MOHAMED BOUAZIZI










Moahamed Bouazizi é um herói tunisino que despoletou a revolta dos cidadãos na Tunísia com a queda do regime. É um herói ,mas morreu no passado dia 5 de Janeiro. Imolou-se no fogo , num gesto de desespero , era licenciado em informática, estava desempregado, era vendedor ambulante para ajudar a sua família. Este gesto no limite , de raiva, ira , frustração e vê-lo desaparecer perante as câmaras de televisão , terminou com uma ditadura de duas décadas.

A luta nesta terra era pela democracia mas está associada há falta de trabalho, alojamento, oportunidades de mobilidade social em função das habilitações de cada um dos tunisinos. Alheado a tudo isto grassa a corrupção, nepotismo e abusos de toda a espécie.
Este exemplo mártir deste jovem que reclamava trabalho, justiça e liberdade que sirva de exemplo para outras ditaduras mas também para as democracias europeias. Um simples gesto pode provocar a faisca da mudança . Só tenho pena que Moahamed Bouazizi não possa ver o que conseguiu. A história também se faz de heróis mortos , os portugueses preferem ser cobardes vivos.

JJ