12/01/2011

LEILÃO DA DÍVIDA : JUROS 10 ANOS A 6,716%

A nossa economia parece um leilão e constantemente a ser leiloada. Para já safámo-nos da entrada do EFSF ( fundo de estabilidade do euro) . Se os spreads não aumentarem significativamente , seria bom para o país e para a nossa auto-estima resolvermos os problemas entre nós, na nossa casa sem ajuda dos vizinhos ou outros.Não soou o alarme e a barreira psicológica dos 7% não foi ultrapassada . Vamos aguentarmo-nos até o próximo leilão.

Nos títulos a 10 anos, a taxa média ponderada baixou para 6,719% face aos 6,806% observados no leilão anterior. Nessa maturidade foram emitidos 599 milhões de euros, tendo a procura superado em mais de três vezes a oferta. Já nos títulos a 4 anos, os juros dispararam para 5,396% face aos 4,041% do leilão anterior comparável. Nesta maturidade foram dadas ordens que superaram em 2,6 vezes o montante da oferta, tendo sido emitidos 599 milhões de euros.

José Sócrates aguentou-se , ontem ao anunciar uma folga inesperada de 800 milhões de euros , mostrou que ainda é ele que tem a iniciativa e controla a situação do país. Além de mestre da imagem e da política agora também é mestre dos números. Em Setembro ao anunciar um défice de 7,3% e passados meses dizer que o défice está a baixo dos 7,3% mostra uma coisa fantástica - tinha a secreta esperança que fosse mais baixo e jogou mais uma carta a seu favor.

Se os portugueses não estivessem tão endividados com ajustamentos colaterais e dolorosos ,como diz Paul Krugman , talvez com tempo e reformas estruturais , Portugal pode sair da crise e cumprir os seus compromissos.

Para já o efeito foi positivo , o momento decisivo e as coisas vão aclamar por uns tempos. Ainda não é desta que José Sócrates prepara as malas e o FMI vai esperar à porta para entrar. E, deve-o ao seu Ministro Teixeira dos Santos, o artificie deste estratégia que ainda tem trunfos para jogar com a colocação da dívida em próximos leilões na China e Brasil. Com um Ministro destes qualquer Primeiro-Ministro tem mais vida para além da sua.

JJ