05/06/2010

Uma ideia no dia do meio ambiente


O primeiro-ministro japonês , Junichiro Koizumi, que deixou o governo japonês em 2006 era um político diferente , que durante os últimos cinco anos foi fiel à sua reputação de líder excêntrico, deixando-se muitas vezes levar por suas ideias pessoais num meio político muito convencional e composto maioritariamente por "apparatchiks" (burocratas).
Koizumi, de 64 anos,além de muitas coisas que me marcaram :ser do contra , o seu feitio desafiador , o seu aspecto excêntrico , etc. Porém o que me ficou gravado na memória foi a decisão de permitir que não se usasse gravata nos edifícios públicos, para poder-se subir a temperatura do ar condicionado e assim se poupar energia no verão.
Em Portugal , o governo poderia adoptar esta directiva. O calor provoca irritabilidade e stress. As altas temperaturas podem provocar nas pessoas mudanças psicológicas : ansiedade ; irritabilidade ; stress ; problemas nas relações interpessoais , etc. É um incómodo físico e psíquico . No verão o uso de roupa ligeira , adequada ventilação e ter uma dieta ligeira à base de fruta e água são gestos importantes. E, porque não, não andar tão aperaltados ? O uso da gravata está em desuso.


JJ