24/10/2009

USUFRUIR

Joaquim Jorge




Quando fundei o Clube dos Pensadores ( CdP) ,sinceramente e com humildade reconheço, nunca me passou pela cabeça chegar onde já cheguei e chegamos. Mas ,eu quero sempre mais e mais. Além dos debates que começaram em 2006 , criei este blogue como apoio aos debates , porém nunca pensei que tomasse estas proporções e esta notoriedade. Para além disto , passados tempos tive um programa de rádio intitulado Clube dos Pensadores ( CdP) no Rádio Clube e um programa de televisão em que dava a conhecer cidadãos desconhecidos ,mas que tinham muito para contar .

Eu parto do princípio que as pessoas com mais valor estão em casa , não estão para se incomodar mas se tiverem oportunidade de expor os suas opiniões ,podem contribuir ; acicatar consciências e dar o seu contributo. Continuo a escrever e ver publicado em vários jornais o que penso e acho sobre diversos assuntos. Sou comentador numa televisão RTV que está em canal aberto na TV Cabo e Cabovisão dando visibilidade sempre ao CdP.

Mais tarde o programa de rádio passou para a RCM ,a uma hora nobre, 19h-20h às quartas-feiras , os picos de audiência dispararam e a participação de cidadãos de todo o tipo.
Segunda-feira vou , "vamos" , desculpem vou fazer mais um debate - já organizei mais de quarenta debates , sempre com calor humano , entusiasmo e interesse . Pelo meio um livro que é uma resenha do que já fizemos. É obra!

Não tenho por hábito lamentar-me, todavia chamar à atenção . Todos os simpatizantes , membros , fundadores, co-fundadores não pensam por vezes como é possível fazer tudo isto ? Mais a mais com uma cobertura de imprensa digna de registo. A Sul conhecem-nos melhor do que a Norte . Por que será ?
Nunca ,mas nunca, tem a amabilidade de perguntar :
- Joaquim Jorge precisa de alguma coisa ? Está tudo a correr bem ? Como conseguiu mais estes convidados?

Pois , eu compreendo . Não convém , senão eu posso pedir alguma coisa, descansem que não o faço ,contudo registo esta falta de solidariedade e postura. Dizem eles para os seus botões :
- Ele consegue tudo , é um ás e um expert a fazer isto. Sim ,mas eu já estou cansado de tudo que faço ter segundas intenções , incompreensões , custos e inimizades que tudo isto acarreta.

O que interessa é usufruir do que o CdP dá, gozar o mais que podermos , tratar de assuntos pessoais ,conhecermos pessoas . O resto não interessa , todo o trabalho de bastidores e a organização digna de profissionais sem a tecnocracia de partidos ou quejando.

Às vezes uma palavra é mais importante do que o resto... Que raio de gente que anda sempre ocupada e esquecem-se que a vida dos outros é exactamente igual à deles com algumas nuances. Egocêntricos, soberbos,invejosos ,em que o seu espaço mental está ocupado por eles mesmo,assim resulta que não conseguem apreciar o que o CdP faz por eles; inclusive chegam a não o valorar . Eu não tenho sentimentos de superioridade e acho que todos são poucos para manter este projecto com chama. Agradecer é reconhecer.

Andam quiçá distraídos esquecendo-se que os outros também têm vida própria e pode não lhes apetecer fazer e estarem impedidos como eles. Muitos desaparecem e depois voltam.
Gostava que houvesse um CdP parecido com este , em que eu me pudesse arranjar à hora do debate , ir aos debates fazer umas perguntas e vir embora na maior,não ter responsabilidade e afã - numa palavra usufruir.

Alguns até parece que me estão a fazer um favor,um auxílio ou uma ajuda , mas esquecem-se que o CdP é que lhes dá muito e momentos inolvidáveis.
Tudo que é fácil neste país nunca se dá valor , só ao que é difícil ou deixa-se de ter ou usufruir. Um dia quando isto acabar , a gente fala. Entretanto vou continuar ,mas percebo porque é que este país não vai para a frente com este tipo de mentalidades fechadas , medrosas e usufruir sem pensar em retribuir.

Parece que há a obrigação de fazer debates proporcionar estes momentos e sensações . No começo olhavam para o Clube à espera que acabasse , mas como não acabou ficaram estupefactos e admirados, depois com a continuação um misto de ciúme e inveja , ultimamente com o andar de tudo isto estão incrédulos e banzados. Este projecto não tem por finalidade o poder mas se calhar terá que se repensar a estratégia e aplicar no erário público algumas ideias.

Entretanto o lema é « ele faz e a gente usufrui» , até um dia...