25/10/2009

OPINIÃO


Bom dia JJ

Muita força a este trabalho de engrandecimento da cultura lusófona .

A REVISTA ÁGUIA foi uma das poucas , senão raras , chamas de engrandecimento do pensamento lusófona , à época , tanto assim que nela brotaram Pessoa , Agostinho e outros maiores .

Apenas poucos tinham acesso à escrita nela pois além de ser uma Revista , como tal um espaço de certa forma reservado , também era preciso coragem , assumir os pensamentos , pois o regime política era podador das ideias mais avançadas .

O pioneirismo deste CdP está em que não é um espaço reservado mas bastante amplo e profundo , aonde qualquer pessoa que queira pensar , assumir seus pensamentos e auto-censurar-se pois a obra da escrita exige de cada um uma preocupação estética , o pode fazer pois o Amigo JJ , patrono do Blog , isso permite .

Ou seja , não há limites para os pensadores que quiserem escrever mas claro que o bom senso deve imperar .

As REVISTAS , JORNAIS , TELEVISÕES , ETC. são espaços muito reservados e como tal limitados pois apenas os convidados ou amigos ou compadres têm acesso aos mesmos , o que logo à partida elimina a possibilidade de pensamentos novos , outros pensadores , inovadores pois nem todos podem participar e confrontar ideias .

Parabéns por este pioneirismo , muito raro na CPLP e , talvez , apenas no Brasil haja alguma coisa parecida , não sei .

Aproveitando este momento , gostaria de sugerir o seguinte :

Já que este espaço , em tão pouco tempo mas com bastante garra , conseguiu implantar-se em Portugal e está bem vivo , por quê não aproveitar isso e transformar este CdP numa REVISTA MENSAL OU TRIMESTRAL , utilizando-se dos melhores textos do Blog escritos durante o mês ou trimestre ?

Penso que poderia ser um caminho interessante também .

Além disso , à medida que este Blog conseguir implantar-se no espaço da CPLP , A REVISTA CdP também seria distribuída no espaço lusófono CPLP .

Sugiro que a REVISTA CdP , seja escrita dentro do novo acordo ortográfico e dentro da REVISTA haja um pequeno espaço reservado para ir divulgando as novas regras ortográficas .

O Brasil está mais adiantado na CPLP do que Portugal pois enquanto os portugueses ainda estão âncorados na discussão deste novo acordo , o Brasil já navega nele e nos países lusófonos .

Os brasileiros são rápidos nestas coisas inovadores e já lançaram a REVISTA DA LUSOFONIA .

Penso também que o nome CdP deveria ser registado nos INSTITUTOS NACIONAIS DE PATENTES dos países da CPLP , principalmente em Portugal , Angola e Brasil .

Os brasileiros são rápidos nestas coisas e se a sigla CdP continuar com sucesso , algum brasileiro mais afoito pode registar este nome nos Institutos de Patentes dos países da CPLP , principalmente em Portugal , Angola e Brasil e o Amigo JJ e nós perderemos este precioso nome que tanto lhe custou a elaborar .

Faça isso , por favor .

Suponho que o JJ não é um empresário no seu dia a dia mas sei que tem a visão de um empresário inovador senão , não teria conseguido construir este BLOG com sucesso .

Sou economista , professor e pequeno empresário de relativo sucesso , já construí 2 pequenas empresas no Rio de Janeiro e 3 em Angola , e em todas elas tive sucesso apesar de que nem em todas elas consegui ganhar dinheiro .

Actualmente consigo sobreviver bem com a minha empresa em Angola e com novos projectos em carteira .

O Amigo JJ pode ter a certeza que o que lhe estou a dizer é verdade , se o JJ não tivesse olhar de águia , olhar de empresário de sucesso , com certeza eu não estaria aqui a escrever neste nosso BLOG inovador .

É apenas uma ideia .

Se decidir avançar com a ideia da REVISTA CdP e precisar de uma pequena ajuda aqui em Angola para registar esta patente CdP , disponha .

Farei o possível para ajudar .

Um abraço fraterno .

Valdemar F. Ribeiro
( de Touguinha)