27/10/2009

OPINIÃO SOBRE O DEBATE


Caro Joaquim Jorge,

Desde já gostaria saudá-lo a si e a todos os membros do CdP, pelas sessões que têm vindo a organizar, pois apesar de acompanhar o blog do CdP de perto, ontem foi a primeira vez que compareci a um debate.
Quanto ao debate, como jovem que sou, claro está que o tema foi do meu total interesse, e por haverem tão raras oportunidades para nós jovens (e no meu caso militante) aprendermos algo sobre o nosso sistema político, obviamente não pude deixar de comparecer.

No entanto, tenho alguma reserva quando se discute um tema, onde obrigatoriamente o termo ideologia política tem de fazer sentido. Ou seja, na situação actual em que vivemos, optamos, neste inicio de século claramente por um “liberalismo moral”, e portanto aderimos ao tempo da retórica como caminho para a demagogia, em detrimento da ideologia política, pois sem ela não pode haver uma discussão séria dos problemas.

Assim, vivemos hoje sem ideologia política. E porquê? Não sei. Mas, sinto-o como militante, que a cada iniciativa partidária esbarra com jovens por volta dos 18 anos, que já não vêem nas juventudes partidárias um lugar para expor e partilhar os seus ideais, como aliás disse ontem Diogo Feyo, mas antes como uma forma de antecipação para terem mais tarde na política um caminho profissional de anseios indefinidos e descontrolados.

Para concluir, falou-se ontem dos blogs que navegam no anonimato, pois bem eu e um grupo de jovens de várias cores políticas críamos um blog:
Política Jovem 68. Envio também o link do meu último post, onde gostaria muito de ver um comentário seu.


Cumprimentos,

Bruno Alves