11/06/2008

A Festa dos Emigrantes


Estes são uma prova que os portugueses são muitos melhores que os governantes que têm tido, pois é impressionante a ligação que mantêm com o seu país de origem, apesar da forma como foram tratados.
A maioria dos que emigraram foi porque não tiveram as oportunidades que esperavam em Portugal. Países como a Alemanha, França, Luxemburgo, etc. terão emigrantes? Julgo que muito poucos e a maioria deve ser por trabalharem em multinacionais ou porque procuram uma carreira internacional.
Nós estamos orgulhosos porque enchemos os estádios da Suíça e Áustria de portugueses… mas emigrantes. Também serão emigrantes os holandeses, espanhóis, franceses, etc. que enchem os estádios onde o seu país joga? Que diferença!!
Cada emigrante representa um atestado de incompetência dos nossos políticos, por não terem conseguido criar condições para que esta gente, que demonstrou valor, pudesse prosperar sem ter que abandonar a sua terra, pois independentemente do país que os acolhe, os emigrantes ficam maioritariamente com os trabalhos que os naturais não querem assumir. Não é este o ideal de igualdade de oportunidades e de livre circulação que esteve na génese da criação de uma Europa Unida.
Penso que os políticos deviam ter mais pudor quando tentam tirar dividendos de toda esta gente.


Arlindo Magalhães