
HOJE às 21h30 , vai-se realizar o 18º debate culminando com o fecho do 4ºciclo de debates. Este debate sobre " O Futuro do Jornalismo " vem na sequência e pensado por mim acerca desta problemática que me apaixona e interessa apesar de não ser jornalista.
Já se realizou um debate em Março de 2006 , sobre " A Comunicação Social e os Políticos" , em que esteve presente como convidado especial , o jornalista e fundador do jornal Público Vicente Jorge Silva , mais tarde como convidado Manuel Carvalho "Jornalismo , Responsabilidade e Censura " , seguidamente " Televisão vs. Jornais " com José Leite Pereira e José Marquitos , com conclusão , este debate sobre a imprensa e o seu futuro.
Quem teve o prazer de assistir a todos certamente ficará com uma ideia sobre este assunto tão importante e da influência que tem na nossa sociedade.
Como complemento à presença destas personalidades para ainda abrilhantar mais este serão , estará na plateia Manuel Carvalho , director-adjunto do Público e responsável a norte pelo jornal, André Rodrigues e Nuno Tomé da TVNET , Paulo Pereira administrador da TVTEL e João Fernando Ramos coordenador da RTP. A Escola Superior de Jornalismo , pelos seus alunos vai marcar presença.
Estarão também em força vários autores de blogues , importantes para a discussão. Caberá a José Carreira , uma intervenção como autor do Cegueira Lusa.
Não podendo esquecer a esplendorosa plateia de anónimos e muitos já conhecidos que me acompanham sempre independentemente do tema ou quem venha falar. Esta assistência ávida de falar e ter voz, diz sempre sim ,dando um moldura humana única actualmente no panorama português. Debates há muitos , todavia a forma como se fazem , organizam e dirigem é o busilis.
O clube ao ter pessoas desta índole , directores de dois jornais dos mais marcantes em Portugal , fazedores de opinião , isentas , independentes e de grande nível intelectual marca a diferença, como é seu apanágio de uma forma irrepreensível.
Penso que a sala vai ser pequena para tanta gente.
Abraços e conto convosco. Até logo.
Joaquim Jorge