04/12/2007

Assunto: Há petróleo em Portugal ?!


Jorge Amaral

Não é de descorar a hipótese ou a certeza que a exploração e pesquisa de petróleo, ao largo da costa portuguesa vir ou estar já acontecer!...

Não é segredo algum e até foi sobejamente conhecido o projecto Atlântis, estando até catedráticos portugueses envolvidos neste projecto.

É assim ao largo de Peniche onde essa prospecção está a ter lugar e de acordo com o Estado português e cujo governo Sócrates nada diz a este respeito.
Neste projecto estão a Petrobraz brasileira, a Galp, e a Partex.

As profundidades a explorar o petróleo entre os –200m e os – 2000m de profundidade
Foram determinados e até foram já baptizados; - Camarão , Amêijoa, Mexilhão e Ostra!

Conta-se que a mega operação vá demorar apenas 10 anos e tenha custos na ordem de cerca de 250 a 350 milhões de euros.
A procura e prospecção das jazidas de petróleo no Algarve e Peniche começaram desde 2002, mas os portugueses estão a ser mal esclarecidos e pouca ou nenhuma informação esteja a ser passada à opinião pública. E porquê?!...
Foram atribuídas 39 áreas e 23 das quais já concessionadas Onshore da bacia Lusitânica.

Esta associação tem algumas reticências sobre estas questões uma vez que se trata de hidrocarbonetos ou seja energia fóssil, petróleo, quando afinal tanto se fala em energia alternativa energias limpas e estamos a abrir portas a mais poluição !...

Esta associação repudia a atitude de silêncio e de pouca informação passada para a opinião pública desde 2002 o que não é de todo muito normal!
Afinal porque se “escondem” as Verdades do nosso público ?!

Porque são omitidas ou minimizadas dos Mídia ao público, estas informações ?!
Se estas explorações acontecerem em 2010 perguntamos quais as garantes de que o meio marinho estará protegido de que forma o garantem e como o farão?
Em caso de acidente como tantos outros pela mão humana ou desastre natural, e uma vez que não temos capacidade de fazer face a um desastre petrolífero quem e de quem vai ser a responsabilidade?
Apoiamos uma base amovível de estudo biológico ao largo nas zonas de mar profundo que poderá fornecer dados sobre o meio subaquático na costa portuguesa e não explorar substâncias de lucro fácil para países estrangeiros.

Os Amigos do Mar de Vila Nova de Gaia, gostariam de ver esta situação esclarecida ao pormenor e devidamente passada à opinião pública em breve.

Este Planeta deve ser preservado, os nossos Oceanos afastados da ganância e sede de poder e dinheiro fácil em nome das Gerações Futuras.

Não é lindo o nosso planeta?!
São estas as atitudes mais acertadas para as gerações futuras?!
Pensamos que não, todos o direito de ser devidamente informados.


membro do clube e presidente do núcleo amigos do Mar de Gaia