15/09/2006

CIDADANIA E FORMAS DE PARTICIPAÇÃO CÍVICA

15 Outubro, 2006



Joaquim Jorge

É com muita honra que o Clube dos Pensadores tem o prazer de ter como convidado especial uma lenda viva da cidadania como Manuel Alegre. Que melhor pessoa encarna o espírito deste clube de pensar e dizer o que lhe vai na alma sem condicionamentos, a qualidade do cidadão e um conjunto de direitos e obrigações. Uma forma de participação cívica é associar-se, tomar parte, estar presente e também pensar e ter massa crítica. Um acto civico é dizer sim, estando no debate e questionar o que nos preocupa e nos intriga.
Não é todos os dias que se tem na nossa frente um ex-candidato a Presidente da República. que teve aproximadamente 1milhão cento e vinte mil votos, nas condições que todos conhecem. O que se passou depois a mim não me interessa. Manuel Alegre é um homem livre, que gosta da disputa, do debate e que luta por ideais, não se vergando pela táctica ou jogadas de bastidores.
A presença de todos os membros e simpatizantes deste clube de reflexão, é importante, como forma de praticar daquilo que nos queixámos: que não há debate, é difícil fazer ouvir a nossa voz, muitas vezes quero participar e não sei como. Aqui está uma oportunidade que não deve ser perdida. Depois não se queixem, é preciso apoiar, mimar, iniciativas destas sem a logística dos partidos e para lá dos partidos, porque senão um dia acordámos e o pensamento é único e está domesticado. A imprensa tem dado o seu contributo apoiando inequivocamente esta iniciativa e fomentando o debate, compete-vos a vós dar seguimento a esta ideia.