19/07/2006

IDEIAS

Joaquim Jorge

Férias
Lá vamos nós descansar o corpo, porque a mente com a nova lei da mobilidade da função pública, afecta sempre alguém que nos é próximo e sobra ter que falar deste governo. Por que é que a grande maioria dos portugueses vai de férias em Agosto? Por imitação, por seguidismo ou não tem outra opção? Existe uma espécie de síndrome das férias de sonho. Toda a gente procura as melhores férias.Quem já não entrou na Internet em busca das férias da sua vida, por uma módica quantia (este aspecto é complicado de cumprir). Ocultar este desejo, de querer evadir-se de uma rotina, que tem ao longo do ano está a mentir. Nada é original na hora da partida, porque os períodos de repouso originais já não existem, desta forma pode-se dizer que tudo está inventado, talvez o mais original seria ficar por casa e dar largos passeios por uma cidade abandonada por todos os veraneantes. Mas o não sair e ficar nesta partida sazonal, parece-me impossível e estranho para a maioria dos portugueses que funcionam por impulso e arremedo.

Obrigado
Se eu mandasse institucionalizava o dia nacional do obrigado. Ser educado, reconhecido, perceber que a arrogância e o pedantismo demonstra, falta de bases educacionais e um deslumbramento tão português. Ser humilde, é um acto de inteligência, dizer obrigado, é um acto nobre, define o carácter de uma pessoa e o mais importante nos tempos que correm, não paga imposto. Mas não é isso que acontece, os portugueses são uns convencidos, vivendo num mundo irreal, num novo-riquismo deslumbrante, julgando-se os donos do Mundo.

Mundial
Já fui jogador de futebol. Ter um balneário forte e unido é meio caminho andado, para vencer nas 4 linhas. Scolari é exímio neste particular. Esta campanha foi boa, o jogo com a Alemanha demonstrou, a falta de profundidade do nosso futebol, nos últimos 20 metros na baliza adversária. Sempre tivemos dificuldade em ter grandes pontas de lança, mas isso deve-se também à forma como sempre jogámos. Eu digo ao meu filho, diz ao treinador que preferes jogar a médio avançado, em vez de ponta de lança, raramente tocas na bola e estás dependente dos humores dos médios que te servem. Figo merecia melhor mas passou-se assim. Não fica a dever nada ao Zidane, no um contra um, até é melhor. Estar no topo mais de 10 anos e ter sido o melhor jogador do Mundo, tendo em conta a expressão futebolística portuguesa é um feito só ao alcance de um génio, indubitavelmente. Somos pequeninos, viu-se na decisão da escolha para o melhor jogador jovem do torneio, em que o GET (Grupo de Estudos Técnicos) da FIFA que é dirigido pelo alemão Holger Osieck, assistente do seleccionador alemão Jürgen Klinsmann, preteriu Cristiano Ronaldo, para Podoslski ( alemão). No GET está Cubillas que jogou no Porto, Roger Milla, entre outros. Por que é que não está lá o Eusébio? São os pequenos grandes pormenores para se ter êxito... O futebol actualmente joga-se dentro e fora do campo. Veja-se a eleição para melhor jogador do campeonato , Zidane. Fiquei satisfeito, a Itália é campeã Mundial e mereceu-o, no fundo deu para uma vingançasinha, estou farto de perder com a França, sem o merecer.

Comentadores

Os habituais, Marcelo, alguns políticos da nossa praça e não só, sempre os mesmos para variar. No programa expresso da meia noite na sic, lá estavam Alfredo Barroso e Medeiros Ferreira que não tiveram argumentos para António Tadeu e Rui Santos. José Mourinho deu o show habitual demonstrando que quem deve comentar futebol é gente ligada a este desporto e não caras conhecidas e que falam de tudo e mais alguma coisa,já não tenho pachorra, mas são os critérios dos senhores da TV.

Televisão
O fascínio que esta caixinha mágica exerce sobre as pessoas. Tudo faziam para serem vistos, ou entrevistados pelo repórter de serviço. As televisões deram horas de emissão, para mostrar pessoas aos gritos e aos saltos a dizerem, que são patriotas e que adoram a Pátria. Eu era incapaz de fazer algumas figuras, que muita gente se prestou e não preciso de ter nenhuma bandeira a desfraldar na minha casa, para dizer que amo a minha pátria e me orgulho de ser português.

Jogadores
Alguns jogadores na selecção, não demonstraram os seus atributos, um exemplo foi Lampard, claro que no Chelsea brilha porque tem o Mourinho por trás. Maniche foi uma agradável surpresa na selecção depois de uma época irregular, mas as grandes revelações para mim foram Figo (33 anos) e Zidane (34anos),com o seu virtuosismo e classe, a longevidade dos jogadores e que conseguem manter-se no topo está a aumentar e é bom para o futebol.

Política

Fez-se uma remodelação que passou despercebida e estas reformas profundas? É isto tirar regalias àqueles que menos têm e apertar cada vez mais os que menos podem? Infelizmente é o que tem acontecido! Os bancos e as grandes empresas, por exemplo, apregoam aos quatro ventos que nunca tiveram tantos lucros. Para onde vão esses lucros? E acima de tudo, como é que isto é possível?! Nos impostos é uma minoria de portugueses que paga IRS para a outra grande maioria dos portugueses! A esta descarada falta de equidade e em que o estado não é uma pessoa de bem e não impõe a defesa dos que tem menos posses, chama-se septicemia. http://clubedospensadores.blogspot.com É pena, o gosto “kitch” ,a passadeira de governantes a serem entrevistados e quererem tirar partido das vitórias de Portugal, que são de todos os portugueses que amam a Pátria e não de nenhum Governo.

jota.jota@sapo.pt Biólogo

Escreve quinzenalmente às segundas-feiras no OPJ