14/10/2016

Clube dos Pensadores recebe Manuel Monteiro



Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores ( CdP), convidou Manuel Monteiro ex-líder do CDS , para estar presente , dia 20 de Outubro ( quinta-feira), pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia.
Na política é importante ouvir quem está no activo, mas não deixa de ser também importante, ouvir quem está fora da política. Manuel Monteiro foi líder do CDS, mais tarde, fundou o Partido da Nova Democracia. Actualmente é professor universitário e está afastado de quaisquer actividades partidárias. As suas últimas declarações políticas foram feitas, recentemente, contra as declarações públicas e a posição que o CDS tomou em relação ao convite para estar presente no Congresso do MPLA.
Manuel Monteiro esteve há 10 anos no Clube dos Pensadores, volta de novo, para dar a sua visão sobre os partidos e o sistema político: o seu funcionamento, estatuto dos deputados, sistema eleitoral, a imagem do Parlamento, a forma como são escolhidos “os senhores políticos” , entre outros.
Recordo-me que nessa altura ( 2006), a antigo presidente da República Jorge Sampaio defendeu a renovação dos partidos e a respectiva mudança nas estruturas partidárias e da necessidade de novos espaços de actividade cívica. Jorge Sampaio a dada passo , referiu que os cidadãos acreditam cada vez menos nos políticos,sendo prova disso a fraca participação nos actos eleitorais.Disse também que é necessário aproximar a política aos cidadãos.

Sempre achei que na política portuguesa deve existir mais vida , para além dos partidos políticos.

O CdP este ano de 2016, já recebeu: a ex-candidata presidencial do BE, Marisa Matias; Nuno Melo, eurodeputado do CDS; Daniel Bessa, economista, pelo seu 10.º aniversário ; Assunção Cristas, líder do CDS/PP; Rui Rio, do PSD, Vasco Cordeiro, presidente do governo regional dos Açores ; Catarina Martins coordenadora do BE.

Joaquim Jorge