09/09/2010

NOVO ANO ESCOLAR


O novo ano escolar começou ontem aos soluços, as escolas têm cinco dias para arrancar efectivamente . Estamos ainda nas apresentações , só depois é que é mesmo a sério. Com o fecho de 700 escolas para muitos alunos e professores será mais complicado ,mas nada que não se consiga , uns aprenderem e outros ensinarem . O problema é a falta de transportes e deslocações enormes para miúdos pequenos. Fala mais alto o dinheiro.

Os mega- agrupamentos é uma boa ideia , em que os alunos começam desde a primária até ao fim do secundário, sempre na mesma escola. Todavia é preciso mais pessoal auxiliar e as escolas tenham os requisitos para evitarem situações de bulling .

Como novidade temos o novo estatuto do aluno que contempla faltas justificadas e injustificadas , mau comportamento, etc. Os pais serão responsabilizados pelos danos causados pelos seus filhos e deveriam ser por atitudes e comportamentos perante a escola e professores assim como pela sua assiduidade e gosto pela escola. Todos nós pagamos impostos para todos os alunos aprenderem e serem ensinados. tudo isso custa muito dinheiro.

Todavia para os professores recomeça a carga de trabalhos , reuniões e mais reuniões para aprovar o estatuto e adaptá-lo à sua escola , passa a existir um plano individual de trabalho a fazer fora do horário para os alunos com dificuldades de aprendizagem.

Por fim a eterna avaliação com aulas assistidas por outros professores. Como vêem , para o professor que tem como missão ensinar , sobra-lhe pouco tempo ou nenhum. A missão de ensinar segue dentro de momentos.

JJ