10/09/2010

DEBATE COM MANUEL ALEGRE

O clube vai começar a nova temporada de debates . Joaquim Jorge fundador do CdP convida Manuel Alegre ,candidato presidencial para estar presente no dia 27 de Setembro , 2ª feira no GaiaHotel pelas 21h30. O tema «Presidência da República».


Manuel Alegre protagoniza uma candidatura presidencial com apoio já expresso do PS e BE . A sua presença insere-se no ciclo da República levado a cabo pelo Clube dos Pensadores, pela presença dos diversos candidatos presidenciais . Fernando Nobre esteve presente em Junho e em Outubro estará Defensor Moura. Vamos tentar ter presente Francisco Lopes.

Manuel Alegre tem perante si um desafio difícil mas não impossível de chegar a Presidente da República. Apesar de Cavaco Silva ainda não ter dito que é candidato , toda a gente já percebeu que o vai ser.

A história é favorável a Manuel Alegre e permite-lhe sonhar . Em 1986 na 1.ª volta das eleições presidenciais Mário Soares obteve 25,43% (1 443 683 votos), face aos 46,31% (2 629 597 votos) de Freitas do Amaral, 20,88% (1 185 867 votos) de Salgado Zenha e 7,38% (418 961 votos) de Lurdes Pintassilgo. Mário Soares é eleito (51,18% - 3 010 756 votos) à 2.ª volta , derrotando Freitas do Amaral (48,82% - 2 872 064 votos).

O grande desígnio de Manuel Alegre face à presença de Fernando Nobre , Defensor Moura e do candidato do PCP Francisco Lopes pulverizando o eleitorado de esquerda é centrar-se nas diferenças que o separam de Cavaco Silva : como exerceu o seu mandato presidencial , refém do seu situacionismo , interferindo sem interferir - e forçar uma segunda volta . Desta forma capitalizá toda a esquerda e aí Cavaco Silva não terá hipóteses.



Manuel Alegre , membro honorário do Clube dos Pensadores já esteve anteriormente presente para dissertar sobre Formas de Participação Cívica e Sistema Político .

Como actividades o CdP , para além dos debates , tem um programa de rádio e um blogue . Já publicou um livro Clube dos Pensadores da autoria de Joaquim Jorge que já vai na 2ªedição e tem aprazado para breve a apresentação de um novo livro sobre o seu blogue como ferramenta tecnológica de divulgação , informação e intervenção cívica.

Pelo CdP já passaram Manuel Maria Carrilho , Pedro Santana Lopes , Alberto João Jardim , Carvalho da Silva , Medina Carreira, Paulo Portas , Miguel Beleza entre outros.


CdP