05/03/2018

Clube dos Pensadores faz 12 anos com Pedro Duarte




O Clube dos Pensadores ( CdP) festeja o seu aniversário, no dia 12 de Março, 12 anos no seu 121.º debate. Esta coincidência traz ao clube por convite de Joaquim Jorge , Pedro Duarte.
O debate realiza-se dia 12 de Março, segunda-feira, pelas 21h30 , no Hotel Holiday Inn em Gaia.

Pedro Duarte é um promissor politico, ainda jovem, em que a política portuguesa e o PSD passarão por ele. Pedro Duarte é jurista, foi líder da JSD, deputado, secretário de Estado e director da campanha das presidenciais de Marcelo Rebelo de Sousa. Pedro Duarte subscreveu, juntamente com Carlos Moedas, uma moção que propunha combater a desigualdade e que lançava para o debate a possibilidade de se avançar com uma medida não conotada com a direita tradicional: o rendimento básico universal.

Pedro Duarte não está na oposição ao novo líder Rui Rio, estando contra as metas para o resultado das legislativas em 2019. Aliás acha que seria colocar uma casca de banana no seu caminho.

Rui Rio no Congresso começou bem e acabou mal. Ao conseguir um acordo com Pedro Santana Lopes deixou a sua retaguarda desprotegida  e muitos apoiantes que lhe deram a vitória. Por outro lado, a escolha de Elina Fraga é um erro de casting e uma afronta a Paula Teixeira da Cruz que teve um excelente desempenho como Ministra da Justiça , na mudança de paradigma em que  a justiça é para todos e não só para alguns : ricos ou pobres, poderosos e influentes e comuns dos cidadãos.

O CdP reivindica o valor da conversação e do debate de ideias. Deste modo, haverá muitos motivos de interesse para se debater e confrontar ideias , com a moderação de Joaquim Jorge no 12.ºaniversário do CdP. Virá à liça da discussão o Congresso do PSD , o papel de Pedro Duarte nesta nova liderança, o novo líder Rui Rio, o afastamento de  motu proprio de Luís Montenegro , a influência de Miguel Relvas, entre outros.

De salientar que ao longo destes anos já passaram pelo CdP, Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Rui Rio, Assunção Cristas, Catarina Martins , Jerónimo Sousa e tantos outros.

 

Joaquim Jorge
Biólogo/Fundador do Clube dos Pensadores