20/10/2017

Clube dos Pensadores convida Pedro Santana Lopes e Rui Rio para um frente-a-frente





Joaquim Jorge fundador do Clube dos Pensadores (CdP) convidou Pedro Santana Lopes e Rui Rio para um frente-a-frente.

O Clube dos Pensadores já teve presente Pedro Santana Lopes, na sua primeira reaparição pública, após, ter sido primeiro-ministro, faz agora dez anos.

Rui Rio esteve presente quando era presidente da CM Porto, posteriormente, mostrou abertura se fosse candidato à liderança do PSD de voltar ao CdP.

O CdP, recentemente, fez um convite a cada um dos candidatos a líder do PSD, antes de saber da sua disponibilidade, para disputar a liderança do PSD. 

Deste modo, achou a propósito fazer um novo convite, mas aos dois, para se encontrarem na mesma data, no CdP. Com certeza, seria um debate deveras interessante, enriquecedor e esclarecedor, conduzido por Joaquim Jorge com a sua experiência de mais de 100 debates realizados, ao longo de quase 12 anos.
O PSD irá eleger o seu novo líder a 13 de Janeiro e realiza o Congresso a 16, 17 e 18 de Fevereiro.
A data limite para entrega das candidaturas e moções estratégicas será 2 de Janeiro, sendo que a campanha eleitoral interna se fará entre 2 e 12 de Janeiro.

O distrito do Porto é uma das zonas com mais militantes do PSD e pode ser decisivo na eleição do novo líder do PSD.

O CdP é de opinião, apesar, da eleição do líder do PSD ser exclusiva dos seus militantes, uma campanha das directas no PSD deve estar aberta à participação de simpatizantes e demais cidadãos mesmo não podendo votar.

O futuro líder do PSD, numa primeira fase, precisa dos votos dos seus militantes, todavia, numa segunda fase como passa a ser líder da oposição, para ser primeiro-ministro precisa do voto dos cidadãos que confiem nele.
 O CdP reivindica o valor da conversação e da troca de ideias e opiniões, sem tomar partido. O CdP defende que os cidadãos não devem ser privados do debate e esclarecimentos que precisam.

O CdP já teve presente Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Pedro Passos Coelho, Assunção Cristas, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa, entre outros.


Clube dos Pensadores