18/04/2017

Pecado Capital



Os sete pecados capitais :  Gula, Avareza, Luxúria, Ira, Inveja, Preguiça e Vaidade.
Aos invejosos diz-se com frequência: “Dor de cotovelo? Põe Nivea que isso passa.
Neste convite para ser candidato à CM Matoisnhos apercebo-me em algumas pessoas ( poucas) de uma  inveja atroz. Como se eu tivesse culpa de alguém se lembrar de mim e convidar-me para este desígnio.
Apercebo-me que a inveja é um sentimento de angústia, que pode ser de  raiva, perante a hipotética possibilidade de ser candidato.
Esquecendo-se que um candidato, não passa de candidato e tem que fazer um árduo e enorme trabalho, para ser eleito e ser do agrado dos cidadãos matosinhenses.
 Mas só em pensarem na possibilidade de eu ser candidato, em algumas pessoas  gera  uma revolta em que usam todo o tipo de calúnias e difamações.   Este sintoma de desejo de ter exactamente o que acham que Joaquim Jorge  tem, como qualidades inerentes para ser um bom candidato.
Há um argumento que me faz rir. Numa candidatura autárquica deve ser composta por gente da terra. O Joaquim Jorge ser nascido e criado em S. Mamede de Infesta não interessa. O que interessa é outros virem de longe e nem serem de Matosinhos. Enfim!
A inveja é um  sentimento de frustração e rancor gerado perante algo não realizável de conseguir . De não ter atributos ou qualidades de uma outra pessoa, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência, seja pelo intelecto.

A minha pergunta é a seguinte: Que culpa tenho eu? 

JJ