21/04/2017

Crónica de Genebra






Nelson Fernandes 
« Aos Arquitectos Portugueses … » !!! E se os há de RENOME !!!
     Vai ser a segunda vez que vos escrevo, para pedir um favor. A primeira vez fi-lo na plataforma do então, PND.

     Antes vou fazer um pequeno Introito, para explicar a minha insistência hoje com vós-outros. Chegado a casa, ao fim de um extenuante dia de trabalho, acendi o computador e aparece no meu ecrã, de informação (das últimas), o seguinte: “ Les incontournables du Portugal “. Lindas imagens todas elas minhas (pessoalmente), conhecidas e compreende as da Madeira.
     Dei uma, já diária visita aqui à pagina do CdP e a seguir, acendi a televisão e eis que vejo um programa na France 3 “ Des Racines et des Ailes”. Uma incursão na Córsega por Professores de História, para fazerem um INVENTÁRIO do Património Arquitectural, mandado construir pelos Corsas que Emigraram para os Estados Unidos vão lá 200 anos, e de volta, fizeram construir Palacetes com as linhas arquitectónicas em voga nessa época nos USA. E hoje, lindos palácios meio em ruínas, estão a serem recuperados pelos herdeiros de vão lá umas dez gerações.
     SENHORES ARQUITECTOS PORTUGUESES, NÓS TEMOS EM PORTUGAL UMA RIQUEZA SEMELHANTE, A QUAL, QUANDO NÃO FOI JÁ ARRASADA, SE ENCONTRA COMPLETAMENTE EM RUÍNAS. POR FAVOR FAÇAM ALGUMA COISA POR ESSES PALACETES QUE FORAM CONSTRUÍDOS EM PORTUGAL PELOS ENTÃO CONHECIDOS COMO OS *** BRASILEIROS***, OU SEJA OS PORTUGUESES QUE TINHAM VOLTADO DO BRASIL DEPOIS DE PARA ALI TEREM EMIGRADO E FEITO FORTUNA. SE NÃO SOUBEREM AONDE ENCONTRAR EXEMPLARES EU VOU CITAR ALGUNS:  Verdemilho Aveiro, ( ainda há pouco tempo existia la um Palacete, em bom estado). Ílhavo. Alias a rua principal desta Vila, têm riquíssimos vestígios. Santa Cruz da Trapa. S. Pedro do Sul, maravilhosos vestígios. Mas há um palacete completamente arruinado cujas Ruínas valem OURO. Até os talhões da cornija, foram desenhados e tratados como um azulejo. Situa-se junto do Convento de S. CRISTÓVÃO em Carvalhais  S. P. Sul.
     Essa ARQUITECTURA COLONIAL TRAZIDA DO BRASIL E SEMELHANTE AO QUE É HOJE CONSIDERADO NAQUELE PAIS, “ Exp. S. SALVADOR ...!”, PATRIMÓNIO MUNDIAL, EM PORTUGAL É UM MONTE DE RUÍNAS ... !!!
     Senhores Arquitectos, dêem aí uma vista de olhos ...!!! a Honra será toda Vossa.