02/03/2017

Joaquim Jorge aceita convite



Joaquim Jorge, depois de um período de reflexão, aceitou o convite da coligação PSD/CDS para concorrer a presidente da CM Matosinhos como independente


Numa reunião, a pedido do presidente da concelhia do PSD de Matosinhos José António Barbosa, em que foi convidado para ser o candidato independente a presidente da CM Matosinhos pela coligação PSD/CDS, no dia 17 de Fevereiro (sexta-feira), também esteve presente o vice-presidente da concelhia do PSD de Matosinhos, Joaquim Pinto Lobão. Joaquim Jorge fez-se acompanhar da sua mulher.

Depois de uma primeira reacção em que Joaquim Jorge não aceitou o convite. Nunca esteve nos seus propósitos liderar um projecto com partidos, mas somente com independentes, apesar de saber da dificuldade dessa pretensão. Porém, foi-lhe pedido para ponderar e não recusar liminarmente. Ficou agendado, novo encontro, para dois dias depois, dia 19 de Fevereiro (domingo), para esclarecimentos, troca de pontos de vista e opiniões.

Joaquim Jorge ficou mais sensível e esclarecido, pedindo alguns dias de reflexão. Uma candidatura deste género é algo de grande envergadura, que tem que ser bem pensado, exige entendimentos e interfere com a sua vida pessoal e da sua família.

Ficou acordado sigilo por ambas as partes, contudo a informação correu rapidamente e tornou-se um segredo público. Deste modo, foi completamente impossível a Joaquim Jorge continuar a negar o óbvio (o convite), sendo do conhecimento de inúmeras pessoas, com várias chamadas de amigos e jornalistas.

Depois de informar e se aconselhar com alguns membros do Clube dos Pensadores decidiu aceitar este desafio. Este convite é honroso por um lado, por outro  aliciante, que permite a Joaquim Jorge passar das palavras aos actos e pôr em prática muitas das suas ideias que tem defendido ao longo dos últimos anos.

Uma candidatura que englobe partidos (PSD e CDS) e aberta a independentes é uma candidatura ampla, abrangente e com possibilidades de sucesso.

Joaquim Jorge informou José António Barbosa da sua disponibilidade para concorrer à CM Matosinhos, que só o faz tendo em conta a total confiança depositada, a abertura, a nobreza e a hombridade de José António Barbosa.

José António Barbosa , que é arquitecto, regozijou-se com a aceitação do convite e salientou que Joaquim Jorge foi a primeira e única escolha da concelhia e, que é um candidato forte e consensual nas hostes laranjas. Contudo é a distrital que aprova e ratifica os candidatos e que o seu nome (Joaquim Jorge) foi levado à distrital para ser aprovado.


Joaquim Jorge
Biólogo/Fundador do Clube dos Pensadores