01/02/2017

OS NOSSOS TRUMPS E TRAMPAS




Hercília Oliveira 
 Está todo o mundo agitado com a eleição do Donald Trump, e com receio que por causa disso o mundo vá "explodir!!"
E como Portugal faz parte do mundo, anda muita gente assustada e indignada com o Trump.
Que Trump é uma personagem esquisita, é. Que eu não votaria nele, não votaria, assim como também nunca votei nos Trumps que temos por cá.
Agora o que me espanta, ou não..., é como por cá tanta gente aplaudiu, defendeu e elegeu personagens como o Trump, continuam defendendo e aplaudindo esses personagens, e estão agora muito assustados e indignados com o Trump dos outros!?
Quer dizer, que os Trumps e !Trampas" portugueses são muito do agrado de muitos e só não gostam do Americano.
É que por cá, muita "trampa" tem sido bem sucedida na vida, e tem mostrado sem disfarce ao que vem e o que pretende, só que com palavras mansas, enganadoras e bem falantes.
Enquanto Trump fala directo e ao que vem, sem papas na língua, dizendo abertamente o que quer e foi eleito, nós por cá vamos embalados pelas promessas enganadoras, malabaristas e até mal disfarçadas pelos nossos fantásticos Trumps e os elegendo.
E depois..., depois é interessante e até  hilariante relembrar alguns dos Trumps portugueses:
O maior foi, é e será Sócrates! O maior Trump que algum dia este país teve e que foi por duas vezes eleito. E ainda hoje existem muitos trampas que o defendem e por ele se doem.
Mas temos alguns que ainda estão activos e até foram promovidos:
O Trump Ferro Rodrigues mandou a justiça à Trampa, ninguém se indignou; e hoje é o presidente da Assembleia da República! !Pedroso foi levado em ombros à Assembleia da República depois de um telefonema "anónimo" o ter libertado do episódio no caso Casa Pia! O espectacular  Trump Nuno Santos, afirmou num comício em Trás-os-Montes, que o PS não pagaria a dívida, e mais..., que eles chegariam a Bruxelas, bateriam o pé aos banqueiros e que eles se borrariam todos!! Ah, grande Trump..., assim é que é falar!! E como foi aplaudido!!
Bom, hoje este Trump é o braço direito de outro Trump famoso pelas suas tiradas arrogantes, mal educadas e sobretudo mentirosas, mas ninguém sai à rua exigindo a sua demissão de um cargo que até foi usurpado!?
Será preciso dar mais exemplos!? Poderia, mas não vale a pena pois a lista é demasiado grande e fastidiosa.
Por isso, quando hoje vejo por cá tanta indignação com a eleição de Trump, dá me vontade de rir.
E anda há quem argumente que Trump não tem carreira nem experiência política e por isso não tem categoria para dirigir um país.
Pois..., realmente isso é um grande problema...! É que nós por cá.., temos há décadas os mesmos políticos que vivem da política e à custa dela, e que por isso mesmo  se há coisa que não lhes falta é experiência, e temos um país cada vez mais pobre e sem solução. Realmente dá vontade de rir e rir muito!