23/11/2016

O POPULISMO, OS POPULISTAS E OS PROPAGANDISTAS



Hercília Oliveira

 Por causa do crescimento da direita na Europa e não só, começou a ser ouvida com muita frequência a palavra populismo que tem servido para adjectivar os candidatos ligados à dita direita.
E, sempre acompanhada de comentários e opiniões muito catastróficos,  chegando por vezes a ridicularizar quem as expressa. Só falta avisar de que o populismo vai acabar com o mundo!
O que quer dizer  que para alguns ,os populistas, porque são de direita são uma raça de seres humanos que nasceram e vieram ao mundo só para prejudicar a sociedade!
Realmente o populismo não é a mesma coisa que ser popular, isso é verdade; ser populista, quanto a mim, é usar e abusar da popularidade para fazer o que não deve : dizer e prometer o que sabe não vai nem quer cumprir.
Ao populista, apenas lhe interessa protagonismo e poder seja sobre o que for que lhe interesse, mais nada.
Ora, o estranho (ou não...) de tudo isto, é que só quando a direita está em vias de ir para o poder é que lá vem a ameaça do populismo.
Eu acho graça, acho mesmo imensa piada com o que vou ouvindo por aí.
E acho piada, porque apesar da História Universal nos dar vários exemplos do contrário, há quem acredite e defenda que a esquerda pelos vistos não é populista!
Os esquerdas, desde sempre que  pensam e se acham,  que são  uma casta onde só as virtudes fazem parte do seu ser; uma casta de seres puros, que só têm boas intenções e que  falam sempre a verdade ás pessoas.
E o mais  hilariante..., é que há quem acredite, se ache tudo isto e ai de quem não acredite!!
Pois eu, e muitos mais seres pensantes que não se deixam apanhar por "lavagens cerebrais", sabem pela sua própria experiência de vida, que de populistas está o mundo cheio e que o populismo de esquerda existe, e é tão perigoso  como o de direita.
Quanto a mim, o populismo de esquerda é bem mais perigoso por usar umas falinhas mansas  que levam a que vejam neles o que na verdade não são;  assim como a raposa que quer apanhar a sua presa.
O de direita ,é pelo menos mais evidente, mais objectivo e menos enganoso.
Acontece também, e isso é que dá para pensar..., que hoje em dia, quem disser certas verdades que muitos não querem que se fale nem discuta, lá leva com o rótulo de populista! Bom será, que destes" populistas"  apareçam e muitos.
Eu sinceramente, repudio muito mais os propagandistas.
E temos actualmente, o nosso país sendo governado por essa classe propagandista e que teve o seu maior exemplo em Sócrates.
Sócrates não foi nem é um populista, Sócrates foi e é, o maior propagandista que algum dia este país teve, e que com isso o desgraçou.
Portanto, não me venham lá com a conversa do populismo de direita, que para mim o propagandismo de esquerda é bem mais assustador.
É só ver a destruição que tem causado em países que recentemente o "acolheram" e  que estão passando por um período tão negro que dificilmente  algum dia voltarão à prosperidade que tinham.