18/11/2016

Candidato do PSD à CM Maia



artigo de opinião no MaiaHoje
Bragança Fernandes não pode concorrer de novo à CM Maia. Já cumpriu três mandatos à frente do município, a lei não permite que o faça, de novo. Está deste modo arredado desse desiderato.
A escolha do próximo candidato à CM Maia pelo PSD será feita pelos seus militantes, contudo Bragança Fernandes adiantou-se e disse publicamente qual é o seu preferido – Silva Tiago.
Nada tenho contra Silva Tiago ou Bragança Fernandes, sendo amigo dos dois, isso não me impede de dar a minha opinião e fazer a minha análise e reflexão.
Todavia, na Maia o PSD tem uma forma de funcionamento que lembra uma monarquia. Eu já tinha referido há muito tempo que Tiago Silva, ao concorrer à concelhia e tendo sido eleito, colocou-se na primeira linha para ser candidato à CM Maia.
Bragança Fernandes sustentou e argumentou que a sua escolha recai sobre Tiago Silva e passo a citar: “alguém de confiança política, da confiança dos maiatos, sustentando na ideia de que este sempre foi um amigo em quem sempre pôde confiar ao longo do percurso de 27 anos na CM Maia”.
A democracia é a escolha dos eleitores e essa faz-se, neste caso, pelos militantes do PSD. Este estilo de actuação tem mais que ver com democracia imposta e sugerida.
Esta forma de actuar dos dirigentes partidários leva à degradação da política e da vida partidária. Os eleitores, neste caso concreto, os militantes do PSD são meros espectadores e têm que fazer o que o chefe manda. Já está tudo combinado nos bastidores. A argumentação de Bragança Fernandes poderia ser aplicada a Paulo Ramalho, dedicado militante do PSD e anterior presidente da concelhia, a Emília Santos deputada do PSD com intervenções muito a propósito sobre a Maia, Mário Nunes Neves, independente mas com um labor importante no trabalho de bastidores para a percussão da política maiata , entre outros.
Todas estas pessoas que indiquei não ficam a dever nada a Tiago Silva em mérito, trabalho e classificações. Não me apercebi que Bragança Fernandes tivesse citado um argumento que não é despiciendo – o legado desse grande homem que foi Vieira de Carvalho -, muitas vezes apoiado pelo meu pai. No meio disto tudo, onde está o seu filho, Francisco Vieira de Carvalho?
Esta deterioração acentuada nos grandes partidos, em particular no PSD e PS, com mecanismos oligárquicos e a crescente importância de carreiras pseudo-profissionais que se fazem dentro dos partidos por critérios que pouco têm que ver com seriedade, o mérito, a capacidade política, profissional e técnica. Tendo mais que ver com fidelidades, amiguismo, grupos e com o acesso ao poder do Estado por via do poder partidário.
Desta forma, o candidato do PSD à CM Maia, mesmo antes de serem escutados os militantes do PSD, vai ser Tiago Silva. Agora falta saber se os maiatos farão o mesmo? Teremos que esperar até Setembro de 2017.

.
NOTA: O PS que escolha um candidato à Maia da terra e que se deixe de pára-quedistas. As eleições autárquicas são eleições locais, não dá bom resultado trazer gente de fora.

* Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores


Bragança Fernandes não pode concorrer de novo à CM Maia. Já cumpriu três mandatos à frente do município, a lei não permite que o faça, de novo. Está deste modo arredado desse desiderato.
FAROLDANOSSATERRA.NET|DE FAROL DA NOSSA TERRA