09/11/2016

A ERA DOS TRUMP



Hercilia Oliveira
Donald Trump ganhou. Ganhou e para espanto de muito poucos!
É que as previsões de vitória de Trump, nunca foram de grande distância da candidata democrata Hillary Clinton. Chegou até em várias ocasiões a estar à frente
Esta vitória de Trump, não é nada mais que o voto de muitos americanos em alguém que mesmo sem terem respeito  ou admiração pelo candidato que elegeram, o que quiseram foi mostrar com toda a clareza que não queriam mais a política e a trupe política que ao longo de décadas , lá como cá..., se apoderaram do país e o usaram para seu prazer e proveito.
Os americanos, e não só.., estão cansados de tantos Trumps disfarçados e bem falantes.
Preferiram um que se mostrou tal e qual como é e votou nele.
Nós por cá, também já tivemos uma amostra de como um Tino de Rans conseguiu ter mais votos  que  outros candidatos que  nem em sonhos sonhariam que tal pudesse acontecer...!
Acredito também, que lá como cá, existam pessoas que votam Trump porque  acreditam neste tipo de político que usa o palco e a demagogia para ganhar eleições, como se de um show de baixa qualidade se trate, acredito.
Aliás, tivemos já um exemplo vindo do Brasil com a eleição do Tiririca, que contra todas as expectativas ganhou um lugar numa votação  para as eleições autárquicas brasileiras.
E mais Tiriricas aparecerão por este mundo fora.
É que, uma coisa interessante esta eleição de Trump teve; com esta eleição o povo americano, tal como o brasileiro, mostrou que não tem medo de mudança e que luta quando sente que já não dá mais para aguentar que o maltratem e o desprezem como cidadão que tem os seus direitos e usa o voto para os expulsar.
Hillary Clinton também ajudou sem querer à eleição de Trump, na medida em que em muitas ocasiões as suas actuações em palco pouco se diferenciavam das do seu opositor.
E com respeito a ideias ou mudanças credíveis para o país, um e outro só se preocuparam em usar demagogia, ataques pessoais  e espectáculo de muito má qualidade.
Agora é tempo de esperar para ver, e ter a esperança de que muita asneira que Trump usou em campanha, não seja para na realidade  pôr em prática..
Mas que o povo americano não teve medo de arriscar, isso é uma verdade bem evidente.
Que com esta  sua atitude deixou todo o mundo em expectativa e receoso, é também é verdade.
Só resta ao mundo esperar....