27/09/2016

Joaquim Jorge candidato?





O Clube dos Pensadores foi informado por  Daniel Braga, dinamizador de uma página do FB - Leitores do Clube dos Pensadores. O seu alerta tinha que ver com uma foto na primeira página do Novo Audiência, a dizer que "Joaquim Jorge perde espaço."

Este jornal é somente distribuído para assinantes. Um membro do Clube fez-nos chegar o jornal às nossas mãos. Foi lido  com natural curiosidade a opinião de Joaquim Ferreira Leite, antigo director do Jornal Audiência com quem  o nosso fundador colaborou, quer no jornal, quer num programa de rádio, com apreço.

O que se pode dizer desta análise que respeitamos, contudo temos que dar alguns esclarecimentos . 

Espaço é o que Joaquim Jorge mais tem: para dizer o que pensa, para convidar quem entende, para estar com quem deseja, para estar junto deste ou daquele. Joaquim Jorge é livre e independente, não depende de ninguém. Tem por isso, todo o espaço do Mundo,para concorrer ou não concorrer.

Não está nos horizontes de Joaquim Jorge ser candidato à CM Gaia. Somente se houvesse um clamor e uma vontade de muitos cidadãos de Gaia. Há conversas informais e simpatias para avançar. Mas numa candidatura é preciso uma logística muito forte. Além de uma base monetária sólida e é preciso arranjar 5.000 proposituras.

Por outro lado, ao afirmar, que Joaquim Jorge tem inimigos em todos os partidos . É normal pelo que faz no Clube dos Pensadores ter inimigos. Todavia tem imensos amigos nos partidos de Gaia. Por exemplo, Jorge Sarabando do PCP que esteve presente num debate com Jerónimo de Sousa, No CDS, Fernando Barbosa , líder do CDS em Gaia , assim como o seu irmão. Não nos podemos esquecer de Abel Guedes , presidente da Assembleia de Freguesia de Arcozelo, e destacado membro do Clube dos Pensadores. No PSD tem imensos amigos como o Firmino Pereira e tantos outros. Não  esquecendo  Luís Filipe Menezes que até ao corrente que nós saibamos, ainda é militante do PSD. Mas, Joaquim Jorge dá-se  bem com tantos e tantos cidadãos de Gaia , menos conhecidos não deixando de ser também importantes,  uns são militantes de diversos partidos, outros não.
A nível nacional, o que faz e quem convida fala por si.Também , se porventura, um dia, Joaquim Jorge concorrer a uma câmara ou a outro lugar qualquer será sempre como independente. Deste modo não está condicionado ou à espera de partidos e de quem manda em partidos.
Por fim, todos nós temos inimigos. O Joaquim Ferreira Leite que nós saibamos  tem inúmeros inimigos
Se nem Deus agradou a todos, quem é Joaquim Jorge para agradar. Mas quem faz algo relevante é normal o ciúme a inveja e ter detractores.
Mas há uma coisa que não podemos deixar de pensar. Há gente preocupada e com receio que Joaquim Jorge seja candidato à CM Gaia. 

Clube dos Pensadores