01/05/2016

Clube dos Pensadores recebe, líder do CDS, Assunção Cristas


Amanhã 

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP) convidou Assunção Cristas, para estar presente, dia 2 de Maio (segunda-feira), pelas 21:30 no Hotel Holiday Inn em Gaia- Porto.

Deste modo, Assunção Cristas volta, de novo, ao CdP. Já tinha visitado o CdP em 2012 como ministra  da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território.
Assunção Cristas, actualmente, é líder  CDS sucedendo a Paulo Portas. É deputada, advogada e ex- professora universitária.

No Governo presidido por Pedro Passos Coelho, segundo uma sondagem foi considerada a Ministra mais popular, de entre, o elenco governativo, a ter nota positiva dos portugueses. Vamos ver, como as coisas correm na presidência do CDS.

Ascendeu à liderança do CDS/PP de uma forma pacífica e consensual. A influência de Paulo Portas, como figura tutelar para evitar divisões internas, assegurou um CDS coeso e unido para o futuro.

O CDS/PP começa a trilhar o seu próprio caminho no pós- governo de coligação PSD/CDS liderado por Pedro Passos Coelho. O CDS/PP não quer ficar para trás na oposição e tem apresentado medidas alternativas à do governo liderado por António Costa. Entre as propostas estudadas pelo CDS: programa de combate ao desemprego de  longa duração; nova reforma laboral; introdução de uma regra de caducidade automática ( sunset clause ) na burocracia imposta pelo Estado nas actividades económicas; promover a conciliação entre a vida familiar e o trabalho com mudança na relação laboral e nos incentivos fiscais às empresas que adoptem soluções favoráveis às famílias; entre outras.

Verifica-se uma tentativa de aproximação de António Costa ao CDS. Os vários elogios, no Parlamento ao CDS, quer de António Costa quer de Carlos César são um sinal para fazer ver à esquerda que pode haver uma alternativa à direita e deixar o PSD isolado.

Depois do Congresso, em que foi eleita, em meados de Março, Assunção Crista vai procurar arrumar a casa. Reuniu  os  órgãos nacionais: a comissão política e o conselho nacional. Começou a preparar-se para a primeira prova de fogo que são as regionais dos Açores em Outubro de 2016, e a seguir, as eleições autárquicas de 2017. O CDS quer candidatos próprios nas autárquicas.

O Clube dos Pensadores este ano de 2016, já recebeu: a candidata presidencial do BE, Marisa Matias; Nuno Melo, eurodeputado do CDS; Daniel Bessa, economista, pelo seu 10.ºaniversário. Está a encetar diligências para receber a curto prazo Rui Rio e Catarina Martins líder do BE. Já, Pedro Passos Coelho mostrou disponibilidade para falar com Joaquim Jorge e  programar uma oportunidade.

 Joaquim Jorge