15/03/2016

O "DEUS" MARCELO



Hercília Oliveira 
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, é conhecido há anos, por ser uma pessoa muito comunicativa, sem ares de importante, que fala com qualquer pessoa não olhando a classes sociais.
É por tudo isto, uma pessoa cativante e que tem na arte de comunicar a sua mais- valia, e que lhe acrescenta  por isso ,uma grande simpatia  por parte de todos os que o conhecem e que com ele privam.
Mas é também, uma pessoa que por vezes usa certas formas de comunicar um pouco "levianas": como por exemplo, quando em campanha para a eleição para a Câmara Municipal de Lisboa, foi tomar banho no Tejo.
E talvez por isso mesmo..., o resultado foi uma banhada.
Mas uma coisa é certa, Marcelo Rebelo de Sousa é uma figura política simpática e popular.
O problema, é que com essa imagem simpática e popular  com que Marcelo orientou a sua campanha para a Presidência e sobretudo a sua tomada de posse, vai ser muito responsável e responsabilizado, por tudo que dele esperam, que estão expectáveis, e que ele  na sua maioria não vai poder corresponder.
Eu vi, cenas passadas no Porto, no dia seguinte à tomada de posse, em que as pessoas tiveram atitudes para com Marcelo, como se de um Papa ou de um Deus se tratasse!
Mas, Marcelo não é uma coisa nem outra.
Marcelo é simplesmente, um Presidente da República, que com todas as limitações que um regime semi-presidencial  lhe permite, pouco ou nada pode fazer em relação ás expectativas que estão criadas à sua volta.
E esse é o grande risco que Marcelo corre. Daqui para a frente, muito lhe vai ser exigido, e muito do que lhe exigem, pouco ou nada ele poderá dar.