21/03/2016

Clube dos Pensadores: 10.ºaniversário com Daniel Bessa


HOJE

O Clube dos Pensadores (CdP) vai comemorar o seu 10.ºaniversário. Para esta data Joaquim Jorge, fundador do CdP convidou Daniel Bessa para estar presente no dia 21 de Março (segunda-feira), pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia.

Daniel Bessa é um reputado economista que foi Ministro da Economia de um governo liderado por António Guterres. A sua ligação a várias empresas como administrador e consultor permite-lhe ter uma noção da realidade económica de Portugal. Recentemente abandonou o cargo de director-geral da COTEC Portugal.

O CdP sempre lutou contra o desinteresse na política, a favor do debate de ideias, pela dignidade dos cidadãos, contra as injustiças e pelo combate contra os privilégios. Deste modo, será uma oportunidade para Daniel Bessa tomar a palavra e divulgar as suas ideias.

O CdP pugna  pela aproximação dos cidadãos e a política procurando fazer ver que as pessoas hoje em dia querem uma relação diferente com a política e os políticos. Portugal não se compadece com eleições só para mudar os lugares.

É preciso repensar o país, a forma de fazer política e o próprio regime. É preciso ter como lema: mais sociedade, menos impostos; menos intervenção estatal, menos proibições; menos meterem-se na vida dos cidadãos e mais liberdade.

A sociedade civil tem que ter mais poder e ser tida em conta, a nossa sociedade sente-se humilhada com o estado a que chegou o país. A caminhada do CdP tem-se feito com muitos custos, sacrifícios, incompreensões, parcos recursos, sem apoios do erário público e é assim que vai continuar. Nunca recebeu um euro do Estado. A sociedade civil tem que ter engenho e criatividade sem estar sempre à espera das benesses do Estado.

O CdP é um espaço de reflexão, aberto, para lá das fronteiras físicas e ideológicas. No fundo é uma atitude e reivindica o valor de debater e conversar. Propõe um diálogo aberto, tendo como filosofia: a liberdade, a informação, a  análise, a tolerância, a democracia e o respeito pelo outro.

Ao longo destes debates 10 anos com mais de 100 debates realizados passaram pelo CdP figuras ligadas essencialmente à política: Marcelo Rebelo de Sousa, Paula Teixeira da Cruz, Pedro Passos Coelho, António Costa, Alberto João Jardim, Jerónimo de Sousa, Paulo Portas, Ana Drago, Maria de Belém, Francisco Louçã, Garcia Pereira, Manuel Alegre, Marisa Matias, António José Seguro, Pedro Santana Lopes, Jorge Miranda, Teixeira dos Santos, Rui Rio, entre outros. Mas também, ao mundo empresarial: Belmiro de Azevedo, Alexandre Soares dos Santos; sindicatos: Arménio Carlos, Mário Nogueira; ciência: Sobrinho Simões; desporto: Vítor Baía; música: Pedro Abrunhosa; entre outros.

Joaquim Jorge
Biólogo/Fundador do Clube dos Pensadores