25/02/2016

Clube dos Pensadores: 10 anos





O Clube dos Pensadores ( CdP) vai comemorar dia 21 de Março o seu 10.ºaniversário. 

O CdP procura ser um grupo alargado que se destina a exercer pressão sobre o Governo e a oposição para que planeiem e ponham em prática políticas correctas . Destina-se essencialmente a educar as pessoas politicamente, procurando fazer um serviço cívico, no fundo, pedagogia cívica.

Pugna pela aproximação dos cidadãos e a política procurando fazer ver que as pessoas hoje em dia querem uma relação diferente com a política e os políticos. Portugal não se compadece com eleições só para mudar os lugares.
 

É preciso repensar o país ,a forma de fazer política e o próprio regime. É preciso ter como lema: mais sociedade , menos impostos, menos intervenção estatal, menos proibições, menos meterem-se nas vidas dos cidadãos e mais liberdade.
 

A sociedade civil tem que ter mais poder e ser tida em conta , a nossa sociedade sente-se humilhada com o estado a que chegou o país.
Agradeço ao meus amigos que que vêm sempre jantar, que nunca me abandonam e não vêm só quando dá jeito ou por interesse, ou acham que vem ao Clube alguém importante.

Será um dia bom para o Clube . Esta caminhada tem-se feito com muitos custos , sacrifícios , incompreensões , parcos recursos , sem apoios do erário público e é assim que vai continuar. Nunca recebeu um euro do Estado. A sociedade civil tem que ter engenho e criatividade sem estar sempre à espera das benesses do Estado.
 

Porém chegamos a um ponto que não chega vir a debates como quem vai a um evento . As pessoas gostam apreciam o que se faz , eu agradeço muito, mas não chega só a sua presença. Tem que ir para casa e não ficarem à espera da próxima iniciativa de Joaquim Jorge , pensarem um pouco como é possível fazer algo como o que estamos a fazer há muito tempo.
 

Sem o empenho das pessoas não será possível continuar a este ritmo e com esta qualidade. É humanamente impossível continuar assim. Além dos debates , há um blogue que dá imenso trabalho , artigos de opinião que escrevo, comentário  e ainda arranjo tempo apara escrever livros e para arranjar patrocínios ( agora muito reduzidos com a crise).

Vocês dão a vossa presença, boas palavras e incentivos , alguns por interesse outros genuínos mas não chega . É preciso acção , arranjar dinheiro , ideias e trabalhar. È uma esforço muito exigente e muito grande para manter viva a chama deste projecto.
 

O meu compromisso é que enquanto puder vou fazendo quando não puder paro. Desculpem mas já não tenho nada a provar…
 


JJ


*Quem desejar associar-se a este aniversário. Há um jantar privado e um assinalar desta data de forma simples mas sentida.