27/01/2016

PSD GAIA




Recentemente houve eleições para a concelhia do PSD. Surpreendentemente Cancela Moura venceu Firmino Pereira. Apercebi-me que o programa de Cancela Moura, assim como, de Firmino Pereira auguravam uma nova era para o PSD em Gaia e um novo futuro com o desenhar de novas ideias para Gaia.

No fundo um corte com o passado e uma nova luz e esperança. Firmino Pereira foi a seguir à derrota do PSD nas autárquicas, em 2013, quem ficou ao leme de um barco com muitos rombos, mas lá tinha com muito estoicismo conseguido navegar.

Luís Filipe Menezes não se pode candidatar por força da lei da limitação de mandatos e o seu natural sucessor Marco António Costa, na hora da verdade, deixou tudo e todos, criando um vazio, que irremediavelmente não foi colmatado, levando a um derrota histórica do PSD em Gaia e à sua inacreditável divisão.

Sou amigo de Marco António mas digo-o com toda a frontalidade e honestidade intelectual. Marco António Costa foi um dos maiores culpados da derrota do PSD em Gaia ao deixá-lo órfão, dando a entender que seria candidato, à última da hora desistindo e deixando o PSD sem saber o que fazer. Passou de candidato verossímil a  inverossímil.
Deste modo, a CM Gaia ficou entregue pela força dessa decisão tout court ao PS. Luís Filipe Menezes foi o menos culpado desta sucessão errática e suicida.
Qual o meu espanto! O PSD na tomada de posse da nova concelhia escolheu Marco António Costa para ser convidado na apresentação da nova concelhia do PSD em Gaia. Não havia mais ninguém para convidar? Dando um sinal de mudança...

Bem, o PSD em Gaia ou é masoquista ou não se consegue libertar de quem o usa e abusa!
O PSD em Gaia está no momento de se libertar da tutela e interesses alheios à cidade de Gaia e construir um projecto de poder alternativo e credível.
E, do meu ponto de vista, passa por outras caras, outra forma de fazer e estar na política. Por fim, expurgar quem tão mal fez num passado recente ao PSD.

Compreendo que Marco António Costa tenha rumado a Lisboa com ambições, de um dia, ser líder do PSD. Pensou mais nele do que no PSD de Gaia, e o mais grave, traiu os gaienses que acreditavam nele e a cidade de Gaia. 

A sua atitude, de abandono, é inqualificável! Mas isso parece que não conta para o PSD de Gaia. O PSD,para além, da sua amnésia, começa mal.

JJ