16/01/2016

Marcelo mais próximo da presidência ...




Após a primeira semana de campanha presidencial, Marcelo Rebelo de Sousa aumenta a vantagem para a concorrência, ficando mais perto de ganhar à primeira volta.

A última sondagem feita pela Eurosondagem para a SIC e Expresso, coloca o comentador político com 54,8% das intenções de voto, sendo o único a subir face aos demais candidatos.

Nesta inquirição pública, destaque ainda para Sampaio da Nóvoa que se coloca no segundo lugar com 16,8%, destronando Maria de Belém (16,3%).

Até agora, a ex-ministra da Saúde tinha sido sempre segunda, mas no último mês desceu mais do que o ex-reitor, perdendo terreno na corrida.

Marisa Matias continua em quarto lugar (4,8%), ganhando vantagem sobre Edgar Silva (4%).

Paulo Morais (1,6%) e Henrique Neto (1,1%) também descem, e Vitorino Silva, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira recolhem cada um apenas cerca de 0,2% das intenções de voto.

Como tinha previsto, depois dos debates em que Marcelo Rebelo de Sousa não se sente tão à vontade, As sondagens foram preocupantes ficando pouco acima dos 50%. Agora volta à velocidade de cruzeiro. Marcelo no contacto com as pessoas está como peixe na água. E, tem melhorado a olhos vistos. Todavia, a partir de agora o seu maior rival é a abstenção. Mas a incerteza se vence à primeira volta vai manter-se até ao fim. 

Analisando as percentagens os dois candidatos da área socialista ficam na casa dos 33%.  O PS nas legislativas teve 32,31% . O seu eleitorado mantém-se . Mas Marcelo tem muito mais do que os 37% que a coligação PSD/CDS obteve em Setembro nas legislativas.

Deste modo, conclui-se que Marcelo que tem um score de 54% , a sua estratégia abrangente está a dar os seus frutos.

A Marisa Matias tem vindo em crescendo  e Edgar Silva aguenta-se. Os outros candidatos sem máquina partidária e ostracizados infelizmente não têm hipóteses.

JJ