06/11/2015

António Costa




António Costa - foto : Vítor Alves/ Clube dos Pensadores 
O António Costa está passado. Vendo que Francisco Assis com os seus apoiantes marcaram um encontro para sábado. Costa agendou, para esse mesmo dia, uma reunião da Comissão Nacional do PS órgão que tem mais de 200 militantes efectivos.
Francisco Assis desmarcou esse encontro e numa primeira reacção, adiou esse encontro, para outra altura. Contudo, provavelmente pressionado pelos seus apoiantes que já tinham mais de 400 inscritos, antecipou esse encontro para sexta-feira. Certamente para terem uma estratégia delineada na Comissão Nacional.

António Costa apercebendo-se disto, aceitou ou "arranjou maneira" de estar na SIC à hora do jantar na Mealhada com os apoiantes de Francisco Assis.
No fundo, António Costa vai estar na Mealhada no jantar mas pela televisão. Todos vão ouvir o que tem para dizer.
Esta marcação homem-a-homem de Costa a Assis ainda valoriza mais esse encontro, em vez de o esvaziar, por outro lado, é o melhor que podia acontecer à coligação nesta fase.
A imagem que passa é que Costa receia Assis e teme a onda crescente que tem à sua volta. Esta ola parece imparável e contagiosa.
Se houver um governo PS com BE e PCP , de maioria absoluta , passa a ter a oposição do PSD e CDS e parte do PS que pode já ser quase metade.
Deste modo essa maioria, em questões de aritmética pode já não existir.
A democracia tem destas coisas...
JJ