11/10/2015

ISTO É TUDO MUITO SIMPLES..., MAS...



Hercília Oliveira 
  Na verdade, a inesperada vitória da coligação. é muito simples..., a gente é que complica!
Na noite do acto eleitoral e nos dias seguintes foram dezenas de comentadores, analistas políticos, outros..., que nem uma coisa nem outra, que expuseram as suas razões pelas quais a coligação tinha ganho.
Ouviram-se  explicações  para todos os gostos; mas poucas, muito poucas, para não dizer, nenhumas..., diziam o que para mim foi evidente.
Desta vez, e finalmente, pois já lá vão três..., as pessoas não esqueceram de quem lhes deixou a austeridade para resolver, e de quem, mal bem, melhor ou pior..., teve que a impor e passar como sempre tem acontecido, pelo mau da fita.
E, mais uma vez  causador, o PS, apareceu como  sempre: o bom da fita: o salvador que seria o herói que nem precisava de ter ao comando pessoa muito capaz e com um bom programa! Não..., era o PS! Aquele  que só tinha dado o que as pessoas gostam que se lhes dê, e depois..., bom, depois os que vierem logo se vê!!
Para mim, é bem simples o que aconteceu, pois era a escolha entre quem provocou a crise, e quem a aliviou. Isto, claro..., no que toca à coligação e a derrota do PS.
Quanto às vitórias do PCP e do BE, também não será difícil explica-las.
Não acredito que alguém da coligação tenha votado em algum dos dois; mas se votou, foi simplesmente um voto de protesto que numas próximas eleições voltarão a "casa".
Os PSs, que também jamais votariam na coligação, esses sim..., como protesto, foi mais fácil votar BE ou PCP;  até porque  a demagógica e apalhaçada campanha de Costa, os afastou. É que foi má..., má de mais!!!
O que não me espanta muito, pois  o PS é rico em figurinhas destas.
Tenho a certeza, que foi Costa que deu a vitória à coligação: Pois houve pessoas (é que até conheço várias) que  depois de verem e ouvirem Costa na  mais demagógica campanha de sempre, se decidiram votando na coligação, depois de quase terem  "jurado" votar em branco ou se absterem.
As pessoas logo se aperceberam, que com o que Costa" vendia" e o que disse que faria ( como não deixar passar o OE, que hoje já deixa...), logo teríamos a quarta visita Troikana!
A abstenção, foi sem dúvida e mais uma vez ( até porque subiu...), a grande vencedora destas eleições, e que, quanto a mim, sustentada na sua maioria pelos descontentes de direita. que estão cansados de tantas desilusões que a dita democracia tem dado.
De uma coisa estou certa, estas eleições foram uma grande lição para os partidos do arco da governação: PSD- CDS. e PS. É bom que aprendam e saibam, que as pessoas deixaram de comer muitas" pizzas com extra queijos." Pelo menos, assim o espero.