06/09/2015

Sócrates já entrou na Campanha



Mário Russo
A alteração da medida imposta pelo Juiz Carlos Alexandre a José Sócrates, com prisão domiciliária, seria uma medida administrativa de quem administra a justiça, mas no caso vertente transformou-se na entrada de facto de Sócrates na campanha eleitoral, contra o que já ouvi de vários políticos. Joaquim Jorge tem toda a razão.
É a natureza mitómana de Sócrates que o impede de ser comedido. Já deu instruções aos seus advogados para se desdobrarem em entrevistas como artistas à procura de protagonismo. Eles gostaram e agora é um ver se te avias. Ambos advogados têm em comum uma característica de arrogância, soberba e falta de educação. Nada que seja estranho ao seu cliente e causa repulsa a quem os ouve, com nítidos prejuízos para António Costa devido à tendência para a generalização e colagem de tudo o que é socrático ao PS.
Boa parte da imprensa, sabe-se lá a serviço de quem, anda atrás do “homem”, forçando a cada momento uma colagem do arguido a António Costa e ao PS, como se não houvesse nada mais neste retângulo.
Sócrates não vai ficar calado, como seria o caso se de facto tivesse alguma consideração pelo partido que o alcandorou ao topo do poder em Portugal, que pelos vistos o usou de forma pouco clara que a justiça suspeita, com fortes indícios, de práticas contrárias.
Certa imprensa e políticos da Coligação, tentam a todo o custo, associar sempre Sócrates à candidatura de António Costa e ao atual PS, como se um partido tenha de viver refém do passado. Parece que não tem havido associações de Oliveira e Costa e Dias Loureiro ao PSD porque eram destacados dirigentes. Em todas as famílias pode haver ovelhas ranhosas.
 Estão pois reunidas condições para nos próximos tempos termos Sócrates como notícia, relegando ou condicionando para segundo plano a própria campanha eleitoral, que agrada muito ao PSD/CDS que governa.
Muitos socialistas nas suas romarias ao nº 33 em Lisboa e declarações, igualmente nefastas e despropositadas, também ajudam à festa, queimando o esforço que Costa tem vindo a fazer para levar a água ao seu moinho.