14/09/2015

Rentrée do Clube dos Pensadores com Alberto João Jardim


Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores ( CdP), convidou Alberto João Jardim , antigo presidente do Governo Regional da Madeira, para estar presente dia 14 de Setembro , pelas 21h30, no Hotel Holiday inn em Gaia.
 Alberto João Jardim volta, de novo, ao CdP. Da primeira vez em 2009 escolheu falar sobre a “Refundação da República”, desta vez as presidenciais serão um assunto incontornável.  Em 2011 esteve para estar presente no Clube para apresentar um livro de Joaquim Jorge todavia um problema de saúde impossibilitou a sua presença.
 Pedro Santana Lopes  auto-excluiu-se  para as presidenciais, ficam como possíveis candidatos na área do PSD/CDS , Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio , Alberto João Jardim.
 Alberto João Jardim é um possível candidato a Presidente  da República que tem quase tudo pronto para oficializar a sua candidatura. Apesar de ainda estar à procura de financiamento, já tem programa chama-se “ A Tomada da Bastilha” e mais de duas mil assinaturas . A lei obriga a 7500, mas Alberto João Jardim quer dez mil  para estar mais confortável, caso haja irregularidades na validação da candidatura pelo Tribunal Constitucional.
 Alberto João Jardim é um dos políticos mais polémicos do actual regime em Portugal e coaduna-se com os princípios do CdP: ter por lema falar de uma forma aberta, sem manha, em liberdade, com espontaneidade, sem sujeito a condições, sem medo de se expor e ser politicamente incorrecto.
 A rígida ortodoxia partidária, a total previsibilidade do actual debate político, impede o descobrimento de novos meios e ideias para obstar ao repto de termos um país melhor e capaz.
Será uma oportunidade para Alberto João Jardim  tomar a palavra e divulgar as suas ideias.
 O CdP vai continuar a ouvir possíveis candidatos às eleições presidenciais que se realizam em Janeiro de 2016 . Em Junho já teve oportunidade de ter presente Sampaio da Nóvoa , próximo do PS.

Antes da rentrée, este ciclo de 2015 iniciou-se com Sobrinho Simões,  Nova Medicina,Rui Rio, É preciso Reformar a Política? , Miguel Cadilhe, no  9.º aniversário, Sistema Político .  António Costa candidato a Primeiro-Ministro revelou algumas medidas do seu programa para Portugal, Joana Amaral Dias do Agir, Paula Teixeira da Cruz  na apresentação do livro de Joaquim Jorge  Pedagogia Cívica, Álvaro Beleza o rosto da oposição interna  no PS e o Ministro  Poiares Maduro no papel de gestor do Portugal 2020.
CdP