04/09/2015

PSD/CDS empatados com PS



A precisamente um mês das legislativas, há empate técnico, com PS e coligação separados por apenas um ponto. Os socialistas continuam à frente, mas a distância continua a encurtar. No estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso, Passos Coelho regista saldo positivo de popularidade, pela primeira vez nos últimos três anos.


 Eu já tinha em anterior sondagem posto a hipótese de vitória eleitoral do PSD/CDS e colocava várias questões e ideias, que as reproduzo aqui. Relembro que ainda não se sabia da disponibilidade de Maria de Belém e da cena dos cartazes:

Será que o PSD/CDS apesar de uma austeridade férrea e sem limite vai vencer as eleições de 4 de Outubro? Porque será que isto pode acontecer? O PS não descola nas sondagens devido a José Sócrates? Ou António Costa não é assim tanto, o líder carismático que o PS precisava nesta fase? A sombra de António José Seguro paira no PS? 

Não me parece que o PS esteja a remar todo para o mesmo lado. O PS tem uma  dor de cabeça - as legislativas -, as listas de deputados deixou bem vincado uma clivagem entre a facção de António Costa e a facção de António José Seguro interpretada por Álvaro Beleza. Depois o dossier presidenciais mostra um PS que não sabe que fazer e para onde se virar. Tem Sampaio da Nóvoa e a  Maria de Belém está já aí. 

Tudo faria prever que António Costa teria a red carpet para S.Bento mas a realidade está a baralhar as previsões. 

Os portugueses não acreditam nos políticos. Pedro Passos Coelho mentiu imenso e fez o contrário do que prometeu. António Costa está conotado com o pior do PS , apesar de eu achar que é bem melhor.

Todavia a escolha é simples . Os portugueses votam sempre no mal menor. Entre a coligação que já conhecem e o PS parece que se vão decidir por Pedro Passos Coelho. Quem diria? Cada dia que passa começa-se a cimentar a ideia que há tempos seria inverosímil. A coligação PSD/CDS vencer as próximas eleições. 

Lá em sua casa recatado está António José Seguro a rir-se baixinho e a pensar para si: não me quiserem agora amolem ; achavam que António Costa era melhor do que eu agora aguentem. 

Se o PS perde as próximas eleições haverá com certeza um terramoto político para os socialistas. Alguns a pensarem ser ministros , com entrada de leão e saída de sendeiro.

Como diz o provérbio: « o último a rir é o que ri melhor». A coligação tem sabido ter paciência, e diria, agir com alguma sabedoria para vencer de novo. O PS não tem sido prudente e antecipou-se em aplausos , por vezes zombando do PSD pensando que seriam favas contadas.

Mas a coisa está renhida.

JJ