06/07/2015

Varoufakis




Varoufakis demitiu-se e fez bem. Não estava para aturar a pseudo-elite europeia . Ele com um estilo casual que gostaria mais de reunir numa esplanada do que numa casa de chá de velhos caquéticos ( Comissão Europeia).

Saiu em grande , venceu o que pretendia - o Não - e uma reprovação do estilo austero e mão-de-ferro de quem tem o dinheiro.

Referiu no seu blogue:"Pouco depois de serem anunciados os resultados do referendo, fui informado de uma certa preferência de alguns participantes do Eurogrupo, e de vários parceiros, pela minha 'ausência' nas reuniões. Uma ideia que o primeiro-ministro considerou ser potencialmente útil para que conseguisse chegar a um acordo. Por este motivo deixo o Ministério das Finanças hoje".

Varoufakis sai de cabeça erguida e na máxima: antes que me mandem embora,vou eu embora. 

É  um homem culto , num estilo educado mas não subserviente com uma personalidade forte, que anda de mota, não usa  gravata e com aparência blasé. Confesso que simpatizo com Varoufakis e tenho pena que tenha saído de cena. Todavia  não se coaduna com os tecnocratas  europeus habituados ao estilo português de bom aluno que diz ámen a tudo.As queixas eram da  dificuldade de negociar com ele.

Grande homem, mais vale quebrar que torcer. Que pensa e procede da seguinte forma,«sou grego mas respeitem-me».

JJ