05/06/2015

CIVA (Centro de Investigação da Vida Alheia)



1- O presidente da CM Gaia tem que chamar à atenção os responsáveis pelo site da CM Gaia e quem tem a responsabilidade de lá colocar notícias. Assim como o vereador que tem o pelouro do desporto. O presidente não pode estar em todo o lado e ver tudo.
2 - No fim semana passado (23/24 de Maio) realizou-se a Fase Final do Campeonato Regional de Juvenis Feminino organizado pelo Clube Jovem Almeida Garrett, pela Câmara Municipal de Gaia, pela Associação de Andebol do Porto que teve lugar no pavilhão FC Gaia,
3- É da mais elementar justiça que se falasse no nome de quem organizou - Clube Jovem Almeida Garrett e do seu novo presidente Alberto Paiva, também doutor como os demais.
4 - Em nenhuma parte da notícia realça o Clube Jovem Almeida Garrett. O seu a seu dono. Um site de uma Câmara não é para propaganda política e pavonear-se gente que nada faz.
5- Deve também realçar o que se faz em Gaia e por Gaia. Ou não o fazem porque o presidente do Clube Almeida Garrett, Alberto Paiva é do PSD?
6 - Não me acredito que o presidente da CM Gaia tenha conhecimento disto, pelo que sei não é um praticante assíduo de desporto. É um homem mais de letras. Ao não mencionar o nome Club Jovem Almeida Garrett é desprestigiante para os seus atletas e seus pais, em que a maioria é de Gaia. O Club Almeida Garrett é uma instituição com 28 anos que pugna pelo andebol feminino e na formação de jovens.
 7- A CM Gaia vai oferecer natação gratuita para o 1.ºciclo a todos os alunos em Gaia. Uma medida boa. Todavia não deve deixar de considerar que já havia clubes que com muito esforço como o Clube de Natação Onda Azul (antigo Clube Náutico) já proporcionavam a possibilidade de prática de natação aos miúdos. Deste modo configura uma concorrência desleal. Talvez analisar e ver essa possibilidade com os clubes de natação já existentes.
8 -O PSD de Gaia, nos seus 41 anos, homenageou todos os militantes fundadores do partido em Gaia. São 120 militantes. Um bom momento para o PSD sob a batuta de Firmino Pereira.
9- Numa reunião da concelhia de Gaia do PS foram proferidas declarações de um teor lamentável. Para além de outras coisas, disse-se que António Costa, líder do PS não deveria ter aceitado o convite de Joaquim Jorge para estar presente no Clube dos Pensadores. Mas há aqui uma questão que convém esclarecer, António Costa é que tomou a iniciativa de contactar Joaquim Jorge pelo seu assessor de imprensa, da sua disponibilidade em estar presente no Clube dos Pensadores.
10- Acho que fez muito bem e foi uma boa jornada para António Costa, para a sociedade civil, os cidadãos poderem colocar questões e serem esclarecidos num fórum livre e independente, fora do partido. Só o PS de Gaia não vê isso…
11 - A CDU em Gaia realizou um encontro autárquico e salientou que Gaia é um concelho estagnado. Para além de várias considerações recomenda a criação do provedor do utente dos transportes públicos. Uma cidade com mais de 300.000 habitantes devem ter um Provedor do Cidadão que seja o veículo de transmissão dos anseios dos cidadãos de Gaia a todos os níveis: transportes, qualidade de vida, processos em curso, etc. Mas o mais importante ter a capacidade de dar sugestões para a melhoria de Gaia. Essa sugestão fi-la em devido tempo ao PS em plena campanha eleitoral  , sendo até noticia relevante no JN.
12 - O Provedor do Cidadão, com funções de mediador junto dos Serviços Municipais, viria reforçar as garantias dos cidadãos munícipes na prossecução dos seus interesses, necessidades e expectativas. Não só levar as queixas dos cidadãos à CM Gaia mas também levar-lhe propostas para melhoria da qualidade de vida da cidade.
13 - Registo com satisfação na sessão de lançamento de Pedagogia Cívica, a presença de Mercês Ferreira , vereadora do ambiente na CM Gaia. Apesar de ausente, o pedido de Albino Almeida , presidente da Assembleia Municipal da CM Gaia  para dar um autógrafo num exemplar que mandou comprar a Paulo Vieira. Da esposa do vereador Elísio Pinto , em sua representação. De Narciso Miranda que marcou presença, meu amigo de infância. Da missiva de Luís Filipe Menezes. E de todos que fizeram o favor de estar presentes, mais de 200 pessoas.
14 - Consta-se que nas reuniões de Assembleia Municipal, o presidente da Câmara se excede na linguagem com deputados e vereadores da oposição. Várias pessoas me tinham informado deste estilo menos cortês e a raiar o insulto. A última vítima deste estilo foi o deputado municipal do CDS Faustino Bernardo, no dia 30 de Abril (em que na ordem de trabalhos esteve a aprovação de contas de 2014).
15- Acho que Eduardo Vítor Rodrigues deve fazer uma análise de consciência e reflectir bem. No tempo de Luís Filipe Menezes tal nunca aconteceu. O respeito conquista-se, não se impõe. Ter opiniões diferentes e em desacordo com as nossas, em democracia é normal. Será que o PS Gaia não sabe o que é uma democracia? Gaia merece estar devidamente representada e com gente de bem.
JJ 
*artigo de opinião publicado no jornal Audiência