02/06/2015

Álvaro Beleza à defesa no Clube dos Pensadores



Álvaro Beleza começou a sua intervenção salientando que o combate da sua vida política , é o combate pela cidadania . Não é possível uns tantos pensaram que são os donos disto tudo.

É necessário regras simples . Os deputados devem ser escolhidos por círculos uninominais como acontece em países mais civilizados.Qualquer cidadão deveria poder candidata-se se o desejasse.

É necessário também fazer uma política para os jovens quando crescerem não terem que emigrar para Inglaterra. Os melhores , os mais qualificados tem saído do país e saem ainda muitos do país.

Depois desta introdução Joaquim Jorge perguntou a Álvaro Beleza se pensa ser líder do PS. Álvaro Beleza respondeu:  « que o partido deve estar unido e não actuar por facções internas». Esta resposta soube a politicamente correcta , sentindo-se na sala inúmeros apoiantes a puxar por Álvaro Beleza e que pode ser candidato a secretário-geral se os resultados das legislativas do PS forem maus. 

Nota-se uma grande união em torno das ideias defendidas por si no âmbito da escolha de deputados e na tese de maiorias qualificadas para grandes obras públicas, privatizações,mas também ao nível do regime político , designadamente no sector da justiça . O programa eleitoral deveria  ser prolongado na  sua discussão pública e defende uma espécie de primárias para a aprovação definitiva do programa eleitoral. Todavia António Costa e os seus apoiantes  não estão para aí virados

Joaquim Jorge insistiu que o PS não descola das sondagens. Álvaro Beleza respondeu que , «o PS não é um avião , os socialistas têm de trabalhar bastante e serem humildes». Acrescentou , «O PS e eu somos leais ao secretário-geral António Costa que foi eleito.»

Na sua intervenção foi saliente que falou de António José Seguro como um amigo que o levou para a política , achando que actualmente parece que se tem medo ou quer-se ignorar o legado de António José Seguro no PS.

Joaquim Jorge perguntou porque é que um trabalhador não tem uma reforma em função dos descontos efectivos feitos ? Muitos têm reforma chorudas por cargos exercidos e benesses desses cargos , por um número reduzido de anos , por exemplo, deputados. Está na hora de rever estas situações. Álvaro Beleza foi prudente dizendo que na Segurança Social há um contrato social entre os cidadãos e o Estado que não pode , nem deve ser alterado . É necessário um acordo de regime entre o PSD e o PS sobre este tema e outros. O PSD tem que dizer o que pretende fazer. Se se tiver que reformular as pensões têm que se tirar a quem têm pensões mais elevadas para dar a quem têm pensões mais baixas.

Por fim referiu que quem está na direcção de um partido deve dizer a verdade e dar o exemplo. O PS honra os seus governantes . O PS tem três valores muito importantes : liberdade; fraternidade ; humanidade.

Infelizmente a política é o poder e está tudo sediado em Lisboa . O Clube dos Pensadores é importante por estar aqui em Gaia.

Seguiram-se várias perguntas da enorme plateia em que Álvaro Beleza dissecou a legitimidade democrática , falou do seu salário do Hospital Santa Maria , da ADSE e do SNS.

Estiveram presentes neste debate à volta de 150 pessoas e acompanharam via net no blogue do Clube perto de 100 pessoas.

Na plateia viu.se João Proença , Eurico Brilhante Dias , Narciso Miranda , Mercês Ferreira ( vereadora do PSD na CM Gaia) , Elísio Pinho , vereador do PSD , entre outros.

Mais um debate , o 94.º debate e a seguir , dia 9 de Junho , um membro do governo sobe ao palco.

Alice Castro