26/05/2015

Sessão do livro Pedagogia Cívica em palavras



Apresentação de Pedagogia Cívica com um ticker de cidadania
Foi uma cerimónia simples e sem debate aberto ao público. Mas quem esteve presente tirou um ticker de cidadania. O livro pedagogia cívica tem prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa e posfácio de Rui Moreira.
A sessão iniciou-se com o agradecimento da Chiado Editora por Luís Pires à Ministra e ao seu autor Joaquim Jorge pelo seu trabalho.De seguida,falou a Ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz que  apresentou a obra ; António Tavares Provedor da SCMP; Abel Guedes em nome do Clube e toda a gente que apoia o Clube ; Pedro Miguel filho de Joaquim Jorge em nome da juventude; Joaquim Jorge , fundador do Clube dos Pensadores.A Ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz começou por dizer que se sentia em casa, uma vez que já é a 3.ª vez que está no Clube dos Pensadores e por dizer que era uma honra apresentar o livro de Joaquim Jorge, pessoa que tanto admira por toda a sua obra:quer o livro, quer o Clube dos Pensadores, quer o blogue. Tudo isto é a "reflexão da reflexão"..O autor que não desiste  em tempo de indiferença, que pensa na democracia, propõe soluções, abriu vários espaços de debate.
O livro é um murro no estômago aos intolerantes e à degradação do sistema político e é bom alguém reflectir como Joaquim Jorge.
O livro reflecte vários temas e o seu autor é um provocador por excelência. Não hesita na provocação...
- estou farto ; não tenho pachorra para aturar determinadas pessoas, somos um país de pindéricos, não sou hipócrita, não tolero novos ricos intelectuais, não tenho paciência para alguns políticos, não suporto a maldade e as injúrias.
Aponta o dedo ao que tem corroído a democracia! O deslumbramento por um cargo que deve ser encarado como missão!
Pensar tornou-se um exercício muito árduo. A crise de identidade da Europa e a transparência política.
O autor revela que tem uma especial sensibilidade sobre o abandono e os maus tratos aos animais.
Evoca Martin Luther.King "O silêncio dos bons" é péssimo. O consumismo fez-nos pôr de lado os valores. A falta de sensibilidade e de vergonha em mostrar o que se tem e o que se ganha.
É muito raro a reflexão como se faz no Clube dos Pensadores diz Paula Teixeira da Cruz.
É fundamental prestar contas à sociedade e os políticos devem dar o exemplo pois o exercício de cargos públicos implicam uma responsabilidade. Há uma desilusão geral! As pessoa estão saturadas de injustiça e corrupção mas não nos podemos render, não baixar os braços! É tão fácil criticar sem apresentar soluções! O futuro passa pela cidadania. Ao ler o livro a ministra diz que fica com muito gosto mas ao mesmo tempo com muita preocupação e alguma amargura porque há poucas pessoas como Joaquim Jorge. Importa ler Pedagogia Cívica. É uma obra rara e pede a Joaquim Jorge para não se demitir de intervir porque perderíamos todos!!!
O provedor da SCMP,  António Tavares diz que o livro e o autor estão bem um para o outro e que o sintetiza em 2 artigos: democracia e ideias.
Diz muito do que é o seu autor e evidencia grande preocupação social. É um livro de causas! Estamos numa sociedade cruel e Joaquim Jorge desperta a nossa consciência. Esta sala cheia demonstra que é possível pôr as pessoas a falar.
Abel Guedes disse que o Clube dos Pensadores é grande em tudo. Tem a honra de ser amigo de Joaquim Jorge e sublinha que o CdP é um espaço gerido e inventado por Joaquim Jorge, sua família e por algumas (poucas) ajudas. Diz também que toda a organização do Clube é fruto do trabalho de JJ, que deve ser acarinhado por todos e que é necessário ajudar a dar continuidade ao que faz.
Pedro Miguel (filho de Joaquim Jorge) fez questão de expressar o orgulho que tem no pai, no seu trabalho e agradecer a todas as pessoas que têm vontade de saber e de aprender.
 No final Joaquim Jorge disse que nutre uma admiração por Paula Teixeira da Cruz, pela sua persistência na luta contra a adversidade. Por ser uma mulher distinta que representa um ministério problemático e por a considerar uma dos melhores ministros do governo.´
Joaquim Jorge falou um pouco de si e do seu livro, dizendo que faz "voluntariado social"!


Maria João
Faz tudo isto com paixão e entusiasmo. Gosta de fazer o Clube dos Pensadores, tem jeito para fazer debates e sem pensar em dinheiro sente-se imensamente rico. Afortunado e feliz pela aprendizagem que tem feito e vivido.Afirma que está na hora de mudar de protagonistas, as noticias são sempre as mesmas e responsabilizar os cargos políticos, porque a culpa nunca é de ninguém! Por fim, não deixou de salientar o excelente trabalho realizado por António Tavares , provedor da SCMP.
Estiveram nesta cerimónia que teve mais de 200 pessoas, Narciso Miranda , Mercês Ferreira , vereadora da CM Gaia, Mónica Gonçalves directora do Hotel Holiday Inn, entre outros.