12/05/2015

PRESENÇA NO LANÇAMENTO DO LIVRO "PEDAGOGIA CÍVICA"



Aprendi na vida a não ter que pedir. Os portugueses , por norma, quando se pede alguma coisa, julgam-se muito importantes. Por outro lado pensam que quem pede está por baixo.
Nesta máxima, no Clube dos Pensadores, não tenho hábito de pedir para estarem presentes nos debates , lerem o que escrevo, assistirem a iniciativas que sou convidado, etc.

Por outro lado, tenho a noção que faço imensas coisas e apercebo-me que as pessoas não têm pedalada para acompanhar o meu andamento. Um dia no Clube, Marcelo Rebelo de Sousa disse-me que sempre fez intenção de estar presente num debate ( o que veio acontecer em Junho de 2014), mas também , "para conhecer a força da natureza que é o meu amigo Joaquim Jorge". Eu fiquei surpreendido e agradeci. Mas fiquei a pensar no que me disse. Realmente imprimo um andamento ao Clube que por vezes nem tenho a noção dessa dinâmica.
Por fim, não peço para virem porque estou cansado de tantas desculpas algumas esfarrapadas, outras mentiras que por vezes me apercebo e magoam-me. Prefiro que me digam : não vou, não me apetece, não estou para aí virado, etc..
No Clube dava para escrever um livro de desculpas. Uns vêm sempre ou quase sempre, outros ficaram de vir e não apareceram. Outros aparecem e não estou a contar com eles. Outros dizem que é de louvar o Clube e nunca lá puseram os pés. Outros alegam que não souberam de nada, outros inventam algo há última hora. Outros falam do que não sabem mas gostam de se associar por que o Clube é in.
Deste modo, gostava muito de ter a casa cheia , como é habitual em todas as iniciativas do Clube . Contudo não quero que se sintam obrigados ou façam cerimónia para o fazer . Não há pressão nem obrigação.
Mas vou -vos segredar uma coisa. É pena que um dia um projecto destes pela cidadania em que faço voluntariado social , acabe por falta de envolvimento dos cidadãos.
Ah, outra coisa! Não tem que comprar o livro...E informo que nada ganho com o lançamento, a quantia de venda dos livros é toda para a Chiado Editora . Só a partir daí é que por cada exemplar recebo 10% que será entregue ao Clube dos Pensadores.
JJ