19/04/2015

Joaquim Jorge em Matosinhos



Joaquim Jorge foi convidado para um debate, quinta feira, dia 23 de Abril, às 21h30, na sede da Associação NMMS

Joaquim Jorge aceitou o convite da Associação, primeiro porque nasceu em S. Mamede de Infesta ( Matosinhos), segundo porque Matosinhos precisa de ser pensado e é importante fazer pedagogia cívica, terceiro porque teve durante 5 anos, um programa na RCM " Clube dos Pensadores", em que dava voz aos cidadãos e com eles partilhava questões sociais e políticas de âmbito local e nacional.


Deste modo, Joaquim Jorge troca de posição e de cadeira. Em vez de moderar um debate é convidado e vai dizer o que pensa sobre vários assuntos.

Joaquim Jorge, apesar de ser solicitado para inúmeras  instituições para proferir palestras e debates, tem procurado reservar-se para os debates no Clube dos Pensadores que dão imenso trabalho na sua preparação , planificação e execução.
Recentemente o Clube dos Pensadores recebeu Rui Rio, António Costa e Joana Amaral Dias, pelo seu 9.ºaniversário Miguel Cadilhe.
O Clube dos Pensadores  foi fundado em Março de 2006 ,contra o desinteresse por parte dos cidadãos e desconfiança nas instituições. Os cidadãos acreditam cada vez menos nos políticos, sendo prova disso a fraca participação nos actos eleitorais.
É um espaço de activismo cívico e uma nova forma de participação cívica, procurando aproximar os eleitos dos eleitores.É uma forma de democracia participativa, que serve de complemento aos partidos, não os querendo substituir, todavia a  democracia não se esgota no voto.
Os partidos têm cada vez mais dificuldade em chegar às pessoas,concomitantemente as pessoas têm dificuldade em se fazerem ouvir e participarem.
As expectativas dos portugueses têm saído defraudadas e estão fartos de  frustrações acumuladas . Há uma responsabilidade quando vivemos numa Democracia: ela não sobrevive a menos que alguns de nós se envolvam, a menos que haja massa crítica, que gastemos algum tempo a votar, a ler o jornal e a pensar.
A intervenção do Clube passa pelos debates,  blogue aberto aos cidadãos, palestras, publicação de livros , artigos de opinião , comentário e análise política. 

CdP