09/04/2015

GREVE SIM..., GREVE NÃO...!



Hercília Oliveira 
Não são só os maus governos que têm destruído o país.
Eles são, sim, os principais culpados de todas as graves crises financeiras e económicas que nos tem levado aos caos e por mais de uma vez em pouco mais de três décadas.
Mas, outras  forças  políticas  que nos tem destruído e conscientemente..., são os sindicatos!
É impressionante, que durante 40 anos da dita democracia, nunca..., nunca, estejam de acordo com nenhuma lei ou medida, que qualquer que seja o governo vigente tome...!
Todos os anos, e várias vezes no ano..., têm que vir com reivindicações, sabendo na maioria das vezes, que o que pedem, sobretudo quando exigem aumentos de salários  em épocas que sabem de antemão não ser possível...,não se importando minimamente com o transtorno e prejuízo que causam aos  outros trabalhadores que sendo até a maioria, são tão penalizados com essas situações.
É cansativo, revoltante e descredibiliza por completo , certos sindicatos como os que representam os trabalhadores dos transportes públicos, que são capazes de decretarem greve duas ou três vezes por ano e todos os anos!!
 A sensação  que dá..., é que se não houver motivos para fazerem greve, tratam de os arranjar!
Eles têm, é que mostrar "trabalho" aos que os sustentam e lhes fazerem crer que são indispensáveis!
E, além de todo o transtorno que uma greve de transportes públicos causa a milhares de cidadãos que ficam por vezes privados de trabalhar e com isso terão o seu já tão pequeno salário, ainda mais reduzido..., alguns deles se por acaso não puderem mesmo faltar, têm que pagar um transporte alternativo (táxi por exemplo...) já depois de terem pago o seu passe mensal!
Mas..., o mais revoltante e inadmissível..., é escolherem propositadamente dias festivos, como Natal e Páscoa, para fazerem greve, e com isso privar ou transtornar completamente, os encontros de famílias que nessas épocas gostam de se juntar.
Na maioria dos casos, estas pessoas passam o ano planeando estas visitas à família, e por causa de uns tantos irresponsáveis, ficam  privados desses mesmos encontros!
Se eu mandasse..., greves nestas épocas festivas, que transtornam e prejudicam tantas pessoas, jamais seriam permitidas, JAMAIS!
E todas estas greves acontecem e  com toda esta assiduidade, porque estes sindicatos recebem uma cota específica para um  fundo de greve que paga os salários dos grevistas, que por isso mesmo não ficam prejudicados nos seus salários!
Ora, como fazem desconto para quando fazem greve, vai daí..., há que as fazer!
Parece demasiado simplista e até demasiado vulgar, esta minha ultima apreciação, mas que bate certo..., bate!
E entretanto..., lá temos mais umas tantas greves dos transportes públicos, até que o país rebente de vez...
E foi para isto que se fez uma revolução: para permitir a algumas centenas de cidadãos,  que "brinquem" com outros milhares que o que querem é trabalhar.